Economia

Petrobras coloca em operação duto para aumentar oferta de gás de cozinha

O aumento de consumo está sendo puxado pelo isolamento social, com a população cozinhando mais em casa

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 09:59

Gás de CozinhaNa busca para estabilizar o abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GLP) no país, depois de reduzir a capacidade nas suas refinarias, ao mesmo tempo em que aumentou a demanda pelo produto, a Petrobras colocou em funcionamento um gasoduto para entregas em Mauá (SP), que conecta a estação de São Bernardo do Campo à Refinaria de Capuava (Recap), que começou a operar desde terça-feira (7/4).

 

"Com o funcionamento do duto desde segunda (6/4), as entregas em Mauá aumentaram de 1.000 para 3.300 toneladas por dia, equivalente a 254 mil botijões (de 13 quilos) por dia", informou a estatal.

 

O aumento de consumo está sendo puxado pelo isolamento social, com a população cozinhando mais em casa. A grande procura fez o preço disparar no mercado interno, apesar da queda drástica do preço do petróleo no mercado internacional. Mesmo assim, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, admitiu na semana passada que estava havendo "faltas pontuais" do produto, que afeta principalmente as famílias de baixa renda.

 

Além do gasoduto, a Petrobras informou que no próximo dia 10 chega no porto de Santos (SP) a terceira carga de GLP importado. Desde o dia 30 de março, a companhia já importou o equivalente a 4,7 milhões de botijões de 13 Kg.

 

Saiba Mais

"A terceira embarcação, prevista para chegar em Santos no dia 10/04, irá descarregar mais 24 mil toneladas de GLP. As três cargas equivalem a 6,5 milhões de botijões adicionais no mercado", disse a Petrobras em nota.

 

O volume total contratado em abril para importação é de 350 mil toneladas, equivalente a 27,4 milhões de botijões de 13kg. A empresa reforçou que não há risco de falta de produto nem há qualquer necessidade de estocar botijões de gás de cozinha.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags