Economia

Apesar de queda no pregão, Ibovespa termina a semana com alta acumulada

Principal índice da B3 fechou em queda de 1,20%, a 77.681 pontos. Apesar disso, teve sua melhor semana desde março de 2016, com alta acumulada de 11,71%

Correio Braziliense
postado em 09/04/2020 17:54
Pessoas em computadoresDepois de três pregões de alta, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) fechou em queda de 1,20%, a 77.681 pontos, nesta quinta-feira (9/4). O índice chegou a trabalhar no campo positivo durante a manhã, mas virou para queda após a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep%2b), que propôs um corte na produção abaixo do esperado pelo mercado. Com o feriado de sexta-feira, também é normal que investidores desfaçam posições, o que pode ter pesado no fechamento. Apesar disso, o índice da B3 teve sua melhor semana desde março de 2016, com alta acumulada de 11,71%, segundo a Economática. 

A preocupação é de que o volume de cortes discutido nesta quinta em videoconferência seja equivalente a apenas uma fração da perda de demanda, que alguns operadores estimam em 35 milhões de barris por dia. “Veio bem menor do que os analistas esperavam, isso fez com que as bolsas devolvessem a alta forte registrada mais cedo. O corte de 10 milhões de barris é metade do esperado pelo mercado, e isso fez as ações da Petrobras, que antes subiam forte, reverterem a alta e caírem cerca de 1,5% na hora que saiu a notícia, puxando consigo o Ibovespa”, avaliou Cristiane Fensterseifer, analista de ações da Spiti.

O dólar comercial, por sua vez, apresentou baixa de 1,02%, cotado a R$ 5,088 para compra e R$ 5,090 para venda. Na semana, a moeda norte-americana acumulou queda de 4,42%, depois de quase três meses de altas consecutivas. A economista-chefe da Reag Investimentos, Simone Pasianotto, considera ainda um recuo tímido.

Saiba Mais

“Esse câmbio menos pressionado reflete bastante a ata do Fed (Banco Central americano) e as realizações de leilão de swap cambial pelo BC aqui. Equivale a uma injeção de liquidez no mercado futuro de forma bastante coerente, com cautela. Além disso o desempenho positivo do Ibovespa nos últimos dias também tem ajudado e a inflação também ajudou a dar uma acalmada. O índice absorveu parcialmente o impacto do coronavírus e mesmo sem precificar todo o efeito já mostra previamente pressionado pelo isolamento social”, afirmou  Pasianotto. 

Entre os indicadores, foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que mede a inflação. No mês de março houve uma alta de 0,07% na comparação mensal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na base de comparação anual, a alta foi de 3,30%. Foi o menor resultado para o mês de março desde o início do Plano Real e abaixo do esperado pelos economistas.
 
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags