Economia

INSS passa a receber atestados médicos pela internet; veja o passo a passo

Quem usar a plataforma para encaminhar o documento e solicitar o auxílio-doença também receberá automaticamente uma antecipação de R$ 1.045

Correio Braziliense
postado em 10/04/2020 09:15

Site meu inssO INSS começou, na quinta-feira (9/4), a receber atestados médicos dos segurados em formato digital por meio do portal Meu INSS no computador ou aplicativo para celular. Quem usar a plataforma para encaminhar o documento e solicitar o auxílio-doença também receberá automaticamente uma antecipação de R$ 1.045, após a validação do atestado pela perícia médica do órgão.

 

A antecipação, no valor de um salário mínimo, foi aprovada pelo Congresso Nacional como uma das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. Com o avanço da doença no país, as agências do INSS estão fechadas até o fim de abril, com suspensão da perícia médica presencial.

 

Para não deixar os segurados desassistidos, a antecipação de R$ 1.045 ao mês será paga a quem solicitar o auxílio-doença, desde que forneça o atestado com as informações necessárias (como nome do médico, número do CRM, código da doença/CID, data específica do repouso) pelo Meu INSS a partir desta sexta (10/4).

 

Saiba Mais

O valor é próximo à cifra média dos auxílios concedidos pelo órgão: em janeiro, o valor médio dos auxílios-doença concedidos ficou em R$ 1.487,35. A diferença será repassada ao beneficiário após a realização da perícia presencial. Caso os médicos do governo não vejam necessidade na concessão do auxílio, o segurado não receberá nenhum complemento, mas também não precisará devolver o que já recebeu se não houver indícios de tentativa de fraude.

 

Para quem já é cadastrado no Meu INSS, o processo é mais simples. Mas também é possível fazer a solicitação e encaminhar o atestado sem a necessidade de registro prévio no site. O pedido pode ser feito pelo portal https://meu.inss.gov.br/ ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares com sistema Android ou iOS.

Veja o passo a passo

 

>> Acesse o Meu INSS e selecione a opção “Agendar Perícia”:

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>> Preencha seus dados, clique em “Não sou um robô” e em “Continuar”. Se tiver feito login, essa tela não aparece, dispensando o preenchimento. Se ainda nem tem o cadastro no Meu INSS e deseja fazer o login, basta se cadastrar.

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>> Agora, se já tiver feito login, basta fazer o seguinte: selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”.

>> Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar.

>> Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”.

>> Em “Anexos”, clique no sinal %2b para inserir o documento, conforme mostrado na figura abaixo:

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>> Na tela que se abre, clique em “Anexar”

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>> Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”

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>> Depois, selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar” (importante explicar que se trata apenas de escolher em qual agência o benefício será mantido, já que o atendimento nas agências está suspenso temporariamente).

>> Selecione o local em que deseja receber o pagamento do benefício.

>> Marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.

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>> Pronto! Seu requerimento, ou seja, seu pedido está realizado.

>> Se desejar, clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular.

Fonte: INSS

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