Economia

Consumo aparente de bens industriais cai 1,0% em fevereiro ante janeiro, diz Ipea

Correio Braziliense
postado em 15/04/2020 11:54
O Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais recuou 1,0% em fevereiro ante janeiro, informou nesta quarta-feira, 15, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Na comparação interanual, a demanda interna por bens industriais cresceu 1,2% contra fevereiro do ano passado. Os dados, com base na Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco refletem os efeitos negativos causados pela pandemia de covid-19. Como mostraram os dados do IBGE, apenas a indústria de eletroeletrônicos havia sido atingida naquele mês, por meio da dificuldade de importar componentes da China. O consumo aparente de bens industriais é definido como a parcela da produção industrial doméstica destinada ao mercado interno acrescida das importações. Enquanto a produção interna destinada ao mercado nacional (bens nacionais) caiu 1,4% ante janeiro, as importações de bens industriais avançaram 0,2%. No acumulado em 12 meses, a demanda registrou uma variação ligeiramente negativa (-0,1%). O resultado ficou acima da produção industrial, mensurada pela PIM-PF, que acumulou baixa de 1,2% nos 12 meses até fevereiro. O consumo aparente teve comportamento divergente entre grandes categorias econômicas, na comparação de fevereiro com janeiro. Enquanto o segmento bens de capital voltou a apresentar ritmo forte de crescimento (6,2%), a demanda por bens intermediários recuou 1% na margem. Já os bens de consumo duráveis avançaram pelo segundo mês consecutivo, registrando alta de 1,1% na passagem de janeiro para fevereiro, informou o Ipea. Com relação às classes de produção, na comparação de fevereiro ante janeiro, o comportamento heterogêneo verificado nas grandes categorias econômicas se refletiu na "alta modesta da demanda interna por bens da indústria de transformação, que avançou 0,4% sobre o mês de janeiro", diz a nota divulgada pelo Ipea. Já a indústria extrativa mineral recuou 12,1% em fevereiro ante janeiro, após registrar alta de 28,3% no mês anterior. Ainda na passagem de janeiro para fevereiro, dez segmentos, de um total de 22, registraram alta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags