Correio Braziliense
postado em 17/04/2020 15:00
As medidas de isolamento social promovidas por governos estaduais geraram impacto no consumo geral já na primeira semana em que as estratégias de contenção da covid-19 passaram a valer: redução de 8% no gasto total dos consumidores, queda de 5% na frequência de viagens a pontos de venda e redução de 9% na quantidade de itens comprados. Os dados são da Kantar e comparam a semana iniciada no dia 23 de março, quando a quarentena passou a valer no Estado de São Paulo, com a semana iniciada em 9 de março.
Na semana anterior à quarentena, iniciada em 16 de março, houve aumento nas vendas de produtos não perecÃveis, como papel higiênico (+47%), sabonete (+41%), detergente (+40%) e água sanitária (+38%). Alimentos como leite, açúcar e massas também registraram crescimento. Os dados são uma comparação com a semana anterior, entre 9 e 15 de março.
Na semana do dia 23, apesar da queda geral, houve crescimento nas vendas de alimentos embutidos, frango, leite e acessórios de limpeza, enquanto as vendas de absorventes, desodorantes, creme dental e xampu caÃram em cerca de 1/3 na comparação com a semana anterior.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.