Correio Braziliense
postado em 17/04/2020 17:51
A substituição de Luiz Henrique Mandetta por Nelson Teich no Ministério da Saúde fez muitos brasileiros questionarem se o governo passaria a priorizar a economia, em detrimento das medidas de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Mas a equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro afirmou, na tarde desta sexta-feira (17), que nada deve mudar no relacionamento dos ministérios da Saúde e da Economia no plano de combate à Covid-19.
"O trabalho continuará com a mesma intensidade. Já sabemos que o novo ministro já pede nosso auxílio para que trabalhemos juntos na compatibilização tanto da saúde, quanto da economia. Acho que vai ser um trabalho conjunto que vai continuar sendo feito com base na ciência e nas recomendações do ministério", afirmou o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys.
Questionado sobre o assunto em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, o auxiliar do ministro Paulo Guedes ainda disse que a equipe econômica não faz previsões em relação a essa questão. "Trabalhamos com o que nos é passado, tentando minimizar o impacto disso sob a população", afirmou.
Guaranys fez questão de agradecer Mandetta e a sua equipe pelo trabalho realizado nas últimas semanas. "Temos trabalhado juntos desde o início, para ver o que é necessário de recursos, equipamentos e suprimentos para estabilizar a cadeia produtiva".
Ele também ressaltou que a troca na Saúde foi uma decisão do presidente Jair Bolsonaro, "que já colocou os seus motivos". E sugeriu que a troca não deve ser tratada com tanta estranheza pela equipe econômica. "Nós somos servidores públicos. Estou aqui há 21 anos. Estamos acostumados a mudanças e agradeço ao ministro Mandetta e a toda a equipe dele", disse.
Marcelo Guaranys, por sua vez, admitiu que ainda não conversou com Nelson Teich. Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, compareceu à posse do novo titular da Saúde na manhã desta sexta-feira. Também estavam presentes na cerimônia ministros como o da Casa Civil, Walter Braga Netto; da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; e da Cidadania, Onyx Lorenzoni.
Depois da cerimônia de posse de Teich, Guedes cancelou todos os compromissos públicos que estavam marcados para esta sexta. O ministro da Economia participaria de lives do BTG Pactual e do Valor Capital.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.