Economia

Com mais serviços, portal do governo federal tem aumento de acessos

Novos serviços digitais no site fazem parte da estratégia de combate ao coronavírus

Correio Braziliense
postado em 20/04/2020 16:31
Novos serviços digitais no site fazem parte da estratégia de combate ao coronavírusDe acordo com dados da Secretaria Nacional de Governo Digital, o número de acessos ao portal gov.br, que concentra as páginas da administração pública, 6,7 milhões de pessoas acessaram, em março, o portal que concentra 1.952 serviços digitais. Apenas de 1º a 15 deste mês de abril, 9,4 milhões de pessoas fizeram acesso ao portal.

Essa aceleração da entrada de novos serviços digitais em âmbito federal, estadual e municipal segue diretriz de governo no enfrentamento à pandemia de coronavírus. Tudo isso é possível com apenas um smartphone, notebook, tablet ou computador, com um login e uma senha, é o que basta para ter acesso a serviços e solucionarem suas demandas com órgãos públicos. 

"A aceleração que empreendemos no uso de ferramentas digitais para solucionar a vida do cidadão é uma diretriz de governo nesta pandemia de coronavírus. O que importa é que as pessoas consigam resolver de forma simples e segura as solicitações que tiverem a fazer", destaca o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

Saiba Mais

Somente em março, 54 novos serviços federais, 73 estaduais e 91 municipais foram integrados ao login único. O de maior impacto é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que nesta primeira fase possibilitou a mais de 500 mil estudantes visualizarem o espelho de redação e resultados dos 'treineiros' de 2019. Esse já é o mesmo cadastro de usuários que possibilitará a inscrição no Enem 2020, prevista para maio. 

Mais de um quarto da população brasileira tem cadastro no login único — 58,5 milhões de pessoas, ao todo — e faz uso dessa facilidade. No 1º trimestre deste ano, 3,66 milhões de pessoas a cada mês, em média, criaram contas.

*Estagiário sob supervisão de Vicente Nunes

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