Economia

Começa essa semana saque da 1ª parcela do 13º para aposentados

O valor é referente a metade do benefício que normalmente é pago no segundo semestre

Renata Rios
postado em 20/04/2020 18:49
O valor é referente a metade do benefício que normalmente é pago no segundo semestreAposentados e pensionistas poderão começar a fazer saques correspondentes à primeira parcela do 13; salário a partir desta semana. O valor, que corresponde a metade do total pago pelo benefício, será liberado entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

O restante do montante deverá cair na conta dos beneficiários entre os dias 25 de maio e 5 de junho. O pagamento colocará R$ 46 bilhões nas mãos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e é uma das medidas do governo para combater a crise causada pela Covid-19.

[SAIBAMAIS]A decisão de antecipar o pagamento foi anunciada no mês passado na Medida Provisória N; 927, de 22 de março de 2020. Normalmente o pagamento da primeira parcela é no segundo semestre do ano e, o restante, costuma ser pago em dezembro.

Ainda foi suspensa a prova de vida, que os beneficiários devem fazer anualmente. Por enquanto, a suspensão vale até junho. Inicialmente, também foi reduzido o teto de juros dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. Antes a taxa era de 2,08% e agora passaria para 1,8%, ao mês. Porém, nesta segunda-feira (20/4) a Justiça Federal de Brasília decidiu que os bancos devem suspender cobrança de crédito consignado, por 4 meses, de aposentados pelo INSS ou regime próprio.

Para conferir as datas previstas clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação