Economia

Governo volta atrás e não vai mais adiantar a segunda parcela do auxílio

Segunda parcela estava prevista para ser depositada nesta quinta-feira (23/4)

Correio Braziliense
postado em 22/04/2020 23:14
Segunda parcela estava prevista para ser depositada nesta quinta-feira (23/4)O governo federal cancelou, na noite desta quarta-feira (22/4), a antecipação da segunda parcela do auxílio emergencial, que estava prevista para esta quinta-feira (23/4). Em nota divulgada às 20h, o Ministério da Cidadania afirmou que, devido ao alto número de cadastros e à ordem do governo de não deixar ninguém para trás, o pagamento foi inviabilizado. "Todas as expectativas foram superadas e tornou-se imperativo solicitar crédito suplementar para poder completar o atendimento a todos", pontua um trecho da nota. Apesar disso, a pasta garante que todos aqueles que estiverem aptos ao benefício vão recebê-lo.

Inicialmente, o pagamento da segunda parcela estava previsto 15 de maio. Na última segunda-feira (20/4), no entanto, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, fez o anúncio da antecipação em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, ao lado do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Na ocasião, ele afirmou que o banco tem capacidade de realizar os pagamentos em uma velocidade mais rápida do que a análise dos cadastros, realizada pela Dataprev. "A Dataprev tem um trabalho excelente, mas podemos pagar mais rápido. Como não recebemos a base de dados, sim, antecipamos o pagamento", disse o presidente da CEF na ocasião. 

Segundo a Dataprev, 45,2 milhões de brasileiros têm CPFs considerados elegíveis. Esse é o número de cadastros homologados e enviados à Caixa para verificação final e pagamento. O número representa 84% do público inicial estimado para receber o auxílio emergencial, que foi de 54 milhões. 

Na última semana, muitas foram as reclamações  nas redes sociais de falhas no sistema e não recebimento do benefício. Trabalhadores que se cadastraram para o recebimento ainda estavam com a situação em análise. Muitas também são as reclamações do aplicativo Caixa Tem, disponibilizado pela CEF para a movimentação do dinheiro recebido do governo. Os beneficiários não conseguem realizar transações. 

A diarista Diana Nascimento, de 58 anos, conta que pediu ao filho para fazer seu cadastro há mais de uma semana e ainda aguarda a análise. "O cadastro foi feito há uns 10 dias e, até agora, não recebi nenhuma mensagem. Continua em análise", explica.

O depósito

Para aqueles que vão retirar o auxílio nas agências, a Caixa informou que, com o objetivo de evitar aglomerações, escalonou o calendário de saque. Os recursos creditados na poupança digital podem ser utilizados por meio do aplicativo Caixa Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque. 

Segue o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas: 


27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro 

28 de abril – nascidos em março e abril 

29 de abril – nascidos em maio e junho 

30 de abril – nascidos julho e agosto 

4 de maio – nascidos em setembro e outubro 

5 de maio – nascidos em novembro e dezembro


Contestação


De acordo com a Caixa, a consulta do resultado da análise será liberada, ainda nesta semana, após o recebimento dos arquivos a serem enviados pela Dataprev com a relação de brasileiros não aprovados. Caso o resultado da análise seja “dados inconclusivos”, será permitido ao cidadão realize nova solicitação. 

Saiba Mais

Porém, se o resultado for "benefício não aprovado", o cidadão poderá contestar o motivo da não aprovação ou realizar nova solicitação. Essa mudança também foi informada em entrevista na última segunda-feira, com o anúncio de pagamento da segunda parcela — que agorao governo voltou atrás. 

Não poderá pedir a contestação aqueles que tiveram o pedido negado por: indicativo de falecimento do próprio beneficiário; faz parte de uma família já contemplada pelo auxílio (cada grupo familiar pode ter no máximo duas pessoas contempladas); é beneficiário do Bolsa Família; ou recebeu mais de R$ 28.559,70 em 2018. A mudança já está prevista nas plataformas.

*Estagiários sob a supervisão de Vicente Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags