Economia

Abrasce: sobe para 58 total de shoppings reabertos com relaxamento da quarentena

Correio Braziliense
postado em 27/04/2020 16:04
O País tem hoje 58 shopping centers abertos e 519 que permanecem fechados devido à pandemia do coronavírus. Mais cinco empreendimentos foram reabertos desde a última sexta-feira, 24, segundo balanço da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Nesta segunda-feira, 27, foram reabertos: Resende Shopping, Shopping Pátio Mix Resende (Rio de Janeiro), Pelotas Shopping (Rio Grande do Sul), Várzea Grande Shopping (Mato Grosso) e, no sábado, 25, foi reaberto o Shopping Centronorte, em Apucarana (Paraná). A reabertura do comércio tem ocorrido pouco a pouco no País, por conta da suspensão de parte dos decretos publicados por prefeituras e governos estaduais proibindo o funcionamento das unidades a fim de reduzir a circulação de pessoas e a transmissão do coronavírus. Ao todo, são 34 cidades em nove Estados onde a retomada das atividades já foi autorizada. A Abrasce estima que, em maio, a maioria ou todos os shoppings já estejam abertos. Até uns poucos dias atrás, todos os 577 shoppings do País estavam fechados. Nos shoppings reabertos, o funcionamento segue regras específicas de decretos locais, como abertura em horário reduzido (geralmente entre 12h e 20h), número limitado de pessoas nas lojas, praça de alimentação com menos mesas, e fechamento dos cinemas por enquanto. São Paulo Nenhum shopping foi reaberto até agora no Estado de São Paulo, onde há 182 unidades, o equivalente a um terço do mercado nacional. O Estado também é o mais afetado pela pandemia de coronavírus, com 1.700 mortes. Os shoppings de São José dos Campos, Indaiatuba e Limeira chegaram a ter autorização para reabrirem as portas, mas essa isso acabou revogado porque o decreto do governo estadual limita as atividades até 11 de maio, quando está prevista uma retomada gradual das atividades.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags