Economia

Bares, restaurantes e indústrias na mira

Correio Braziliense
postado em 28/04/2020 04:05
O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec), Carlos Alexandre Da Costa, anunciou que o governo está preparando um “grande plano de retomada econômica para fazer com que o país volte a suas atividades de maneira planejada e cautelosa”. Além de apostar no futebol, ele citou atividades como bares, restaurantes e indústrias. Porém, ainda não informou data para começar.

Carlos Alexandre Da Costa falou sobre o assunto ao apresentar detalhes da MP 958, que promete facilitar o acesso ao crédito durante a pandemia do novo coronavírus, em entrevista coletiva realizada no Palácio do Planalto. Ele alegou que não basta oferecer crédito sem retomar as atividades produtivas das empresas brasileiras. “Não adianta apenas crédito, se as empresas estão fechadas. Estamos trabalhando em um grande plano de retomada econômica, para fazer com que nosso país volte a suas atividades de maneira planejada e cautelosa”, disse.

A ideia que está em estudo no caso do futebol, segundo o secretário, é realizar jogos com portões fechados, seguindo protocolos planejados de saúde e de testes para coronavírus que garantam a proteção e a saúde da população e de todos os trabalhadores envolvidos nos jogos. Ele destacou, por sua vez, que qualquer reabertura deve seguir três pontos básicos: o planejamento, as recomendações do Ministério da Saúde e o protocolo de segurança/saúde que for desenhado para cada atividade.

O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, reforçou durante a entrevista que esse processo de reabertura da economia vai seguir as recomendações do Ministério da Saúde. Ele frisou que a pasta não estava recomendando a abertura de toda a economia nacional neste momento, mas está atenta à melhor forma de fazer esse movimento, visto que diversos estados e municípios já estão planejando as suas retomadas. (MB)





Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags