Economia

Desemprego nos Estados Unidos atinge 30 milhões de pessoas

Resultados refletem o PIB do país, que sofreu a maior queda em 12 anos

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 11:44
Times Square vaziaMais de 3,8 milhões de americanos solicitaram benefícios pela primeira vez na sexta semana de isolamento social, encerrada em 25 de abril. Assim, o total de pedidos de auxílio-desemprego superou 30 milhões. 

O número, ainda alto, representa uma queda em relação à semana anterior, quando 4,442 milhões de pessoas entraram com o pedido do benefício. Economistas esperavam uma média de 3,5 milhões de pedidos.  

Saiba Mais

A taxa de desemprego reflete no desenvolvimento econômico do país. O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu em 4,8% no primeiro trimestre de 2020, conforme divulgado na quarta-feira pela U.S Bureau of Economic Analysis (BEA), escritório de estatísticas econômicas do país. Esse foi o menor resultado dos EUA desde a Grande Recessão, em 2008. 

Alguns estados do país começam a retomar as atividades econômicas de acordo com o cronograma apresentado pelo presidente Donald Trump. A recomendação é que o comércio reabra em três etapas. Na primeira fase, restaurantes, cinemas e academias retomam as atividades seguindo as regras de distanciamento e evitando aglomerações. Para a segunda etapa, estão previstas viagens não essenciais, reabertura de escolas e bares. Por último, pessoas do grupo de risco da Covid-19 voltam a interagir publicamente. Também ficam permitidas visitas a hospitais e clínicas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags