Economia

Guedes pede a Congresso que discuta reformas durante a quarentena

Guedes defendeu que as reformas voltem a ser discutidas logo depois da aprovação das medidas emergenciais

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 13:59
Guedes defendeu que as reformas voltem a ser discutidas logo depois da aprovação das medidas emergenciaisO ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu que os parlamentares avancem com as reformas estruturantes, como tributária e administrativa, ainda durante o período de pandemia de covid-19. Manter a agenda econômica do governo é importante para resgatar o país da crise, afirmou, em audiência pública na comissão mista do Congresso que discute os impactos do novo coronavírus, nesta quinta-feira (30/4).

Guedes defendeu que as reformas voltem a ser discutidas logo depois da aprovação das medidas emergenciais. "Temos que ter consciência que, uma vez combatido isso, essa primeira onda, de saúde, temos que continuar as reformas", disse. A razão é "muito simples", na visão do ministro. "São as reformas que vão nos tirar do buraco", justificou.

“Podemos usar nosso período de quarentena, de isolamento, para implementar as reformas. Assim que nós terminamos as medidas emergenciais, meu pedido aos senhores é nós retomarmos o nosso horizonte de investimento e as nossas reformas", afirmou. Segundo ele, "a velocidade de fuga" do colapso econômico depende da retomada da agenda.

Horas depois, ainda na audiência, ele reforçou que as medidas devem vir depois das emergenciais. "Apesar de me acusarem de ficar só com a mesma coisa na cabeça, eu mesmo estou dizendo que não é esta a hora. A hora agora é das medidas emergenciais. As reformas estruturantes ficam um pouquinho para a frente", ponderou.

O ministro acredita que as propostas podem ir para a frente porque "temos um Congresso reformista e que trabalha mesmo durante a crise". "Vamos surpreender o mundo de novo saindo do burado mais rápido", disse. "Estávamos em momento virtuoso. A economia já estava começando a crescer, quando fomos golpeados pelo coronavírus", comentou.

Saiba Mais

A comissão mista que unificaria os textos da reforma tributária, para simplificar o sistema de cobrança de impostos, por exemplo, tinha começado a funcionar no início do ano. "Fizemos a cessão onerosa, a Previdência. Entramos com pacto federativo no Senado. Já estávamos acertados que íamos entrar com reforma tributária", lembrou.

A reação do governo foi, naturalmente, mudar o eixo, suspender um programa de reformas estruturantes e liberar dinheiro para diminuir os prejuízos. "Imediatamente, soltamos R$  800 bilhões", disse. A trajetória, entretanto, precisa ser retomada para garantir investimentos, defendeu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags