Correio Braziliense
postado em 04/05/2020 16:11
Os brasileiros que seguem em busca do benefício emergencial de R$ 600 voltaram a formar filas nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) nesta segunda-feira (04/05). A Caixa garante, contudo, que o atendimento dessa população está sendo feito de forma mais organizada e, por isso, acredita que as filas estão menores.
"Hoje foi um dia importante. Conseguimos reduzir sensivelmente as filas", disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em coletiva de imprensa realizada de forma virtual nesta segunda-feira.
Guimarães afirmou que a melhora no atendimento da população foi possível graças à mudança no horário de atendimento das agências, que passaram a abrir às 8h da manhã e agora prometem funcionar até o atendimento do último cliente.
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Ele afirmou, então, que algumas aglomerações foram vistas na frente das agências no início da manhã por conta das pessoas que chegaram antes das 8h e, por isso, precisaram esperar a abertura das agências. "Algumas pessoas chegam antes das 8h para ter o token gerado nas filas. Mas, a partir das 10h, 11h, meio-dia, normalmente, na maioria das agências, não tem mais fila fora delas", garantiu.
O presidente da Caixa lembrou ainda que é compreensível a ida desses brasileiros às agências, apesar da recomendação das autoridades sanitárias de evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus. Afinal, cerca de 20 milhões de beneficiários do auxílio emergencial não tinham conta em banco e, por isso, têm dificuldade em movimentar os R$ 600 pelos canais virtuais da Caixa, como o aplicativo Caixa Tem.
"A grande maioria dos beneficiários são muito humildes, às vezes até mais humildes que os do Bolsa Família, e têm a maior dificuldade para entender o aplicativo. Por isso, têm grande necessidade de ajuda pessoal nas agências", afirmou. Pedro Guimarães pediu, por sua vez, que só vá às agências quem de fato tem essa dificuldade. Ele explicou que, apesar da maior parte das filas ser formada por pessoal, também tem gente indo às agências em busca de outros serviços bancários.
Para dar conta do atendimento de todo essa pessoal, a Caixa mudou o horário de atendimento das suas agências e também promete abrir metade da sua rede atendimento (2,1 mil agências) no próximo sábado (09/05). Além disso, o banco aumentou a equipe de atendimento. O banco contratou 6 mil funcionários temporários durante a pandemia do novo coronavírus e deixou apenas os bancários do grupo de risco em home office. E garante que, devido ao grande fluxo de pessoas nas agências, tem tomado medidas de precaução durante todo o atendimento. Segundo o banco, as agências só abrem depois de serem desinfectadas e todos os funcionários estão usando equipamentos de proteção individual como máscaras.
É importante lembrar ainda que o saque em espécie do benefício emergencial destina-se apenas àqueles brasileiros que não tinham conta no banco e receberam os R$ 600 em uma poupança digital da Caixa. O saque pode ser feito nas agências da Caixa e nas agências lotéricas, mas só depois que os segurados fazem essa opção e geram um código para o saque no aplicativo Caixa Tem. A Caixa calcula que 1 milhão de pessoas devem fazer o saque em espécie dos R$ 600 só nesta segunda-feira.
Os demais beneficiários, que já tinham conta em banco, receberam o recurso direto na conta que já possuíam. Segundo a Caixa, 3,5 milhões de brasileiros já receberam os R$ 600 por meio da conta corrente ou conta poupança de outros 50 bancos. Nesse caso, a movimentação financeira ou o saque dos R$ 600 deve ser feita pelos canais virtuais do banco em que o cliente tem conta.
Balanço
Segundo a Caixa Econômica Federal, 50 milhões de brasileiros já receberam o benefício emergencial de R$ 600. Dessas, 19,2 milhões são beneficiárias do Bolsa Família, 10,5 milhões estavam inscritos no CadÚnico e 20,3 milhões solicitaram o benefício emergencial no aplicativo da Caixa.
O número de cadastros identificados pelo governo, contudo, é de 96 milhões. "Desses, pagamos 50 milhões de pessoas; 26 milhões tiveram o cadastro recusado porque são inelegíveis; 12 milhões de cadastros foram inconclusivas; e 6 milhões de pessoas ainda não tiveram a análise completada pela Dataprev", explicou Guimarães, pedindo que essas pessoas que tiveram o cadastro considerado inconclusivo corrijam os dados no aplicativo da Caixa para tentar ter acesso aos R$ 600.
Sobre os 6 milhões de brasileiros que pediram o auxílio, mas ainda não receberam nenhuma resposta do governo; o presidente da Caixa lembrou que a responsabilidade de análise desses cadastros é da Dataprev, que promete concluir a avaliação desses dados ainda nesta semana. Guimarães prometeu, por sua vez, encaminhar o pagamento de quem for aprovado nesse grupo assim que receber os dados da Dataprev. "Se receberemos hoje ou amanhã, conseguimos pagar nesta semana ainda", calculou.
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