Economia

Bolsa abre em alta e dólar cai

Na contramão dos dados ruins do setor de serviços, operadores tentam se animar com alta de petróleo lá fora para minimizar perdas da véspera

Correio Braziliense
postado em 12/05/2020 10:53
Na contramão dos dados ruins do setor de serviços, operadores tentam se animar com alta de petróleo lá fora para minimizar perdas da vésperaApós encerrar a véspera com queda de 1,49%, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) iniciou o pregão desta terça-feira (12/05) com leve alta, puxada pela valorização do petróleo após a Rússia anunciar corte na produção. 

O barril do petróleo tipo Brent, referência no mercado internacional subia 2,70% e era negociado a US$ 30,41 para os contratos com entrega em junho. As ações da Petrobras, uma das principais do IBovespa,  registravam 2,04%.

Às 10h23, o Índice Bovespa subia 1%, levemente acima de 79 mil pontos. Enquanto isso, o dólar registrava queda de 0,89%, cotado a R$ 5,576. Poucos minutos depois, o impulso de alta oscilava entre 0,7% e 0,8%.

Esse movimento da Bolsa, no entanto, sinaliza o mercado tentando ignorar os problemas internos cada vez maiores após um novo decreto presidencial considerar até academias como serviços essenciais, na contramão dos governos estaduais que querem ampliar o isolamento social devido ao grande número de mortes e contágios da pandemia covid-19 no país. Lá fora, o movimento das bolsas é confuso, com algumas subindo e outras caindo sem uma tendência clara.

Saiba Mais

No mercado doméstico, os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não são nada animadores. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje, mostra queda histórica de 6,9%, a maior desde o início da série, em 2011. E esses dados são referentes ao impacto na economia apenas na segunda metade de março, quando as medidas de isolamento social começaram a ser adotadas pelos governadores.

Vale lembrar que o setor de serviços tem um peso de 70% na geração de riqueza do Produto Interno Bruto (PIB) e isso indica uma queda mais forte no PIB do primeiro trimestre do que o mercado vinha prevendo. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags