Economia

Caixa oferece quatro meses de pausa no pagamento de parcela da casa própria

Clientes podem solicitar a partir de segunda-feira (18/5). Prorrogação será automática para os 2,3 milhões de brasileiros que já negociaram o financiamento habitacional com a Caixa desde o início da covid-19

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 21:20
Clientes podem solicitar a partir de segunda-feira (18/5). Prorrogação será automática para os 2,3 milhões de brasileiros que já negociaram o financiamento habitacional com a Caixa desde o início da covid-19A Caixa Econômica Federal (CEF) vai oferecer a possibilidade de os seus clientes suspenderem por até quatro meses o pagamento das parcelas da casa própria já a partir da próxima segunda-feira (18/05). A medida valerá para pessoas físicas e pessoas jurídicas e poderá ser contratada de forma remota, através do aplicativo ou da central telefônica da Caixa.

O banco já havia permitido a suspensão dos pagamentos da casa própria desde março, mas essa possibilidade estava valendo por três meses até esta quinta-feira (14/05), quando o presidente Jair Bolsonaro procurou a Caixa pedindo a prorrogação da medida. Segundo Bolsonaro, estender essa pausa contratual por mais um mês é uma forma de dar mais um alívio financeiro para os brasileiros que perderam renda durante a pandemia do novo coronavírus.

Na live desta quinta-feira, Bolsonaro explicou que 5 milhões de brasileiros têm um financiamento habitacional com a Caixa. E quase metade desse pessoal já pediu ajuda ao banco para parar de pagar temporariamente as parcelas da casa própria desde que a covid-19 chegou ao Brasil. "2,3 milhões de pessoas já aderiram à renegociação, segundo a Caixa. São pessoas que pediram para atrasar mais um mês o pagamento exatamente porque uns perderam o emprego e outros que negociaram o contrato trabalhista estão ganhando menos. A situação está complicada. Não podemos colapsar o Brasil nessa área", afirmou Bolsonaro.

"Ao estender a pausa na prestação do contrato habitacional para quatro meses, o banco oferece às pessoas e empresas a oportunidade de reprogramar seu orçamento diante das dificuldades que vêm enfrentando nesse período", concordou o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, que, por isso, comprometeu-se a oferecer essa possibilidade já a partir de segunda-feira.

De acordo com Guimarães, todas as 2,3 milhões de pessoas que já renegociaram o pagamento da casa própria terão esse acordo prorrogado para quatro meses automaticamente. E todos os outros que procurarem o banco com esse intuito a partir da próxima semana terão a suspensão válida por esse período.

O presidente da Caixa ainda lembrou que, de acordo com as normas do Banco Central, a suspensão temporária do pagamento das parcelas da casa própria pode durar até seis meses. Por isso, ainda é possível que a Caixa volte a prorrogar essa medida, caso o coronavírus continue afetando o bolso dos brasileiros nos próximos meses.


Condições


Saiba Mais

Podem pedir a pausa na cobrança do financiamento habitacional todas as pessoas físicas que têm contratos em dia ou com até 180 dias atraso na Caixa, bem como clientes que utilizaram o FGTS para abater uma parte da prestação. As pessoas jurídicas que têm financiamentos à produção de empreendimentos ou financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais com o banco também podem solicitar a pausa da cobrança, desde que estejam com os contratos em dia ou com atraso de até 60 dias.

O pedido de renegociação pode ser feito pelo aplicativo Habitação CAIXA ou pelos telefones 3004-1105, 0800 726 0505 e 0800 726 8068, que atendem os clientes da Caixa de segunda a sábados das 10h às 16h.

É importante lembrar, contudo, que o acordo da suspensão das cobranças da casa própria não livra os clientes da incidência de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos relativos aos meses em que as parcelas não foram pagas serão, portanto, acrescidos ao saldo devedor do contrato.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags