Economia

Alívio na prestação da casa própria

Correio Braziliense
postado em 15/05/2020 04:14
Fila para o auxílio emergencial em Brasília: prorrogação exigirá novos ajustes orçamentários, avalia o governo
Os clientes da Caixa Econômica Federal poderão suspender por até quatro meses o pagamento das parcelas da casa própria já a partir da próxima segunda-feira. A medida, anunciada ontem, valerá para pessoas físicas e pessoas jurídicas e poderá ser contratada de forma remota, por meio do aplicativo ou da central telefônica da Caixa.

O banco já havia permitido a suspensão dos pagamentos da casa própria desde março, mas essa possibilidade estava valendo por três meses. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro pediu à Caixa a prorrogação da medida. Segundo Bolsonaro, estender essa pausa contratual por mais um mês é uma forma de oferecer mais um alívio financeiro aos brasileiros que perderam renda durante a pandemia do novo coronavírus.

Na live de ontem, Bolsonaro explicou que 5 milhões de brasileiros têm financiamento habitacional com a Caixa. E quase metade desses mutuários já pediu ajuda ao banco para suspender temporariamente o pagamento das parcelas da casa própria desde que a covid-19 chegou ao Brasil. “2,3 milhões de pessoas já aderiram à renegociação, segundo a Caixa. São pessoas que pediram para atrasar mais um mês o pagamento exatamente porque uns perderam o emprego e outros que negociaram o contrato trabalhista estão ganhando menos. A situação está complicada. Não podemos colapsar o Brasil nessa área”, afirmou Bolsonaro.

“Ao estender a pausa na prestação do contrato habitacional para quatro meses, o banco oferece às pessoas e empresas a oportunidade de reprogramar seu orçamento diante das dificuldades que vêm enfrentando nesse período”, concordou o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Ele comprometeu-se a oferecer essa possibilidade já a partir de segunda-feira.

Condições 
De acordo com Guimarães, todas as 2,3 milhões de pessoas que já renegociaram o pagamento da casa própria terão esse acordo prorrogado para quatro meses automaticamente. E os demais mutuários que procurarem o banco com esse intuito a partir da próxima semana terão a suspensão autorizada por esse período. O presidente da Caixa acrescentou que, de acordo com as normas do Banco Central, a suspensão temporária do pagamento das parcelas da casa própria pode durar até seis meses. Por isso, ainda é possível que a Caixa volte a prorrogar essa medida.

Podem pedir a pausa na cobrança do financiamento habitacional todas as pessoas físicas que têm contratos em dia ou com até 180 dias atraso na Caixa, bem como clientes que utilizaram o FGTS para abater uma parte da prestação. As pessoas jurídicas que têm financiamentos à produção de empreendimentos ou financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais com o banco também podem solicitar a pausa da cobrança, desde que estejam com os contratos em dia ou com atraso de até 60 dias.

É importante lembrar, contudo, que o acordo da suspensão das cobranças da casa própria não livra os clientes da incidência de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos relativos aos meses em que as parcelas não foram pagas serão, portanto, acrescidos ao saldo devedor do contrato.

O pedido de renegociação pode ser feito pelo aplicativo Habitação CAIXA ou pelos telefones 3004-1105, 0800 726 0505 e 0800 726 8068, que atendem aos clientes da Caixa de segunda a sábados das 10h às 16h. (MB) 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags