Economia

Desemprego aumentará 11,5% na América Latina, apontam organizações

Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe e a Organização Internacional do Trabalho, 23,8 milhões de pessoas podem voltar à pobreza

Correio Braziliense
postado em 21/05/2020 17:31
Mãos segurando carteira de trabalhoA Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmam que haverá, ao menos, 11,5% de aumento na taxa de desemprego na região. Em estudo apresentado na tarde desta quinta-feira (21/5), as organizações informaram que 23,8 milhões de pessoas podem voltar à pobreza.

Alicia Barcena, secretária-executiva da Cepal, pontuou que, nos últimos anos, a América Latina já passava por um baixo crescimento e a expectativa para 2020 ainda era de contração nos empregos. Assim, 54% da população local sofre com o trabalho informal. A secretária ainda informou que grupos específicos, como mulheres e trabalhadores rurais, sofrem mais com essa realidade. A taxa de mulheres desocupadas é 2,5% maior que a de homens, informou Barcena. 

Na ocasião, o diretor regional da OIT, Vinícius Pinheiro, enfatizou que “é fundamental ter em conta que o trabalho não vai ser mais o mesmo” e que a segurança no trabalho, além da inovação, será a chave da retomada econômica nos países da América Latina. Contudo, “é necessário pensar que podemos aproveitar a crise para construir uma nova normalidade melhor que a anterior”, afirmou o diretor. 

Saiba Mais

De acordo com o estudo, 37,7 milhões de pessoas estarão desempregadas até o final de 2020 e 83 milhões de pessoas terminarão o ano em pobreza extrema. Com as mudanças esperadas nos modelos de trabalho, Alicia Barcena sugeriu que os trabalhadores investissem tempo em capacitação, pois, assim, poderão “avançar em um mundo que será mais complexo e mais difícil”. Os setores de construção e da indústria alimentar foram citados como áreas interessantes para reativação econômica. “O mundo não pode viver sem alimentos”, falou a secretária. 

“Teremos que coexistir com esse vírus e teremos que adaptar nosso modo de trabalho e continuar com distanciamento social. Não vai haver uma volta à normalidade como conhecemos antes. Vamos ter que controlar a situação para viver na nova normalidade e com certeza as tecnologias vão ajudar bastante”, analisou Vinícius Pinheiro. Dessa foma, o teletrabalho será cada vez mais comum e as empresas passarão por profundas transformações digitais, exigindo adaptação dos trabalhadores. “A covid-19 é um acelerador de tendências”, pontuou o diretor regional.
 
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags