Economia

Startups avançam

Correio Braziliense
postado em 23/05/2020 04:04




De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil chegou a 12,2% no fim de abril, antes do pico da pandemia. Isso representa 12,85 milhões de desempregados. Em meio à crise econômica que afeta o mundo inteiro e tem causado demissões em massa, juntamente com falência de empresas, alguns setores continuam contratando e expandindo operações. É o caso do setor de tecnologia, que tem visto a demanda por produtos e serviços digitais crescer graças ao isolamento social.

As gigantes Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft apresentaram resultados recordes durante a pandemia, com crescimento na utilização de seus produtos. No Brasil, startups e companhias de tecnologia também estão conseguindo driblar as adversidades e gerar empregos.

É o caso da Convenia, uma startup que oferece soluções em automatização de serviços relacionados à gestão de pessoal e recursos humanos. Ela faz parte de um grupo de empresas do ramo tecnologia que anunciaram novas vagas na última semana. Ao todo, são 269 disponíveis em seis empresas para programadores, desenvolvedores, vendedores, profissionais de marketing, analistas de SEO, gerentes de crescimento, entre outros.

Marcelo Furtado, cofundador da Convenia, explica que a empresa passou por três fases distintas desde o começo da pandemia. No início da quarentena, o impacto nos negócios foi praticamente nulo. Mesmo assim, a empresa agiu de forma conservadora e parou as contratações no fim de março. Já em abril, resultados negativos começaram a aparecer, com clientes cancelando contratos ou buscando renegociação. Em maio, no entanto, as contratações foram retomadas.

“Começamos a ter mais venda do que antes da pandemia, porque as empresas estão buscando a digitalização. Durante esse período, também aprimoramos nosso produto, oferecendo novos recursos e possibilidades para a gestão de pessoas. Temos vagas para várias áreas, algumas chegando a receber mil candidatos”, contou.

Distanciamento
O empresário explicou, também, que a startup implementava soluções remotas nas contratações de funcionários antes da pandemia. Mas, com o isolamento social, encontraram formas de substituir ritos presenciais por soluções a distância. Segundo ele, a capacidade de inovação e adaptação é uma característica das empresas do setor startups. “Startups têm inovação na veia. A gente se adapta rápido ao cliente, à situação”, pontuou.

Para Daiane Peretti, gerente de pessoas do Olist — startup de Curitiba que ajuda varejistas e grandes marcas a venderem mais —, a quarentena tem promovido mudanças nos hábitos de compra das pessoas. Isso reflete em um maior número de usuários nas plataformas on-line, em busca de soluções. A Olist tem um aplicativo que permite a qualquer pessoa montar sua vitrine on-line rapidamente. “A solução vem ajudando muitos lojistas que precisaram fechar durante a pandemia”, conta. (IM)



4 mil

Número estimado de pedidos de recuperação judicial este ano



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