Economia

Azul lança sistema de embarque inovador que garante distanciamento social

Chamado de Tapete Azul, tecnologia de realidade aumentada, que está sendo testada no Aeroporto Afonso Pena, torna o processo de entrar na aeronave mais organizado

Correio Braziliense
postado em 25/05/2020 17:28
Chamado de Tapete Azul, tecnologia de realidade aumentada, que está sendo testada no Aeroporto Afonso Pena, torna o processo de entrar na aeronave mais organizadoA companhia aérea Azul está inovando para garantir distanciamento social, justamente no momento em que há mais aglomeração durante uma viagem de avião: o embarque. A empresa está testando, no Aeroporto de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, o chamado Tapete Azul, uma tecnologia de realidade aumentada que organiza a entrada dos passageiros na aeronave. Até o fim do ano, outros 17 aeroportos no país devem receber a tecnologia, pioneira no mundo e exclusiva da Azul.

Por meio de uma  projeção no solo da sala de embarque, o tapete orienta os passageiros conforme o número da poltrona. E indica o momento em que cada cliente precisa embarcar no avião. Além de eliminar as filas, o embarque acaba sendo feito de forma mais rápida, com redução de 25% no tempo, segundo estimativa da empresa. 

Segundo a Azul, “o aeroporto da capital paranaense foi o escolhido pela companhia para ser o primeiro no mundo a contar com uma tecnologia e sistema inovadores e exclusivos, que indicam para cada cliente qual o seu momento de embarcar no avião, além de organizar de uma forma rápida e prática a fila de acesso à aeronave”.

A tecnologia é pioneira no mundo e contribui para garantir o distanciamento social entre as pessoas em tempos de pandemia. Os clientes convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si. 

Chamado de Tapete Azul, tecnologia de realidade aumentada, que está sendo testada no Aeroporto Afonso Pena, torna o processo de entrar na aeronave mais organizado“O Tapete Azul é composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, indicam ao passageiro o momento certo de embarcar. No chão, os projetores formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação, segundo estima a companhia, vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião, redução que pode ser ampliada ao longo do desenvolvimento do produto”, informa a Azul. 

“O processo de embarque de uma aeronave possui regras e a necessidade de identificação dos clientes para garantir a segurança. Essa tecnologia está nos ajudando a fazer isso com muito mais agilidade e segurança, especialmente neste período em que as pessoas precisam manter a distância uma das outras. Isso acontece porque o sistema chama de forma intercalada nossos clientes a fazerem o embarque, tornando o processo mais fluido para quem está viajando”, explica Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes.

Além do Afonso Pena, outros 17 aeroportos serão contemplados com o Tapete Azul até o fim do ano. Somadas, essas bases terão 100 portões de embarque com o Tapete Azul, respondendo por cerca de 70% dos embarques de voos domésticos da Azul.

"Pioneirismo, inovação e eficiência são marcas do Aeroporto Internacional de Curitiba. E agora, mais do que antes, estamos em um momento no qual a tecnologia, aliada às adaptações da estrutura aeroportuária, vai aprimorar os processos de embarque, especialmente num cenário de pandemia. Assim a Azul e Infraero iniciaram, a partir de Curitiba, uma transformação na experiência de embarque, que ajuda reduzir o tempo de espera em filas, melhora a organização e contribui para o distanciamento recomendado pela Anvisa. Podemos afirmar que essa é uma medida precursora, assim como é o Aeroporto Afonso Pena, que também é um dos terminais mais premiados do Brasil de acordo com os passageiros", afirma o superintendente do aeroporto Antonio Pallú.

Desde que a Azul começou a utilizar o Tapete Azul no aeroporto de Curitiba, os ganhos operacionais também tem se somado ao conforto do Cliente, já que aquela longa e habitual espera em pé para conseguir entrar no avião não acontece mais. “A Azul nasceu de um projeto inovador, então está em nosso DNA procurar formas e tecnologias que proporcionem aos nossos Clientes o melhor voo de suas vidas”, afirma Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação.

"A tecnologia foi criada e desenvolvida pela paranaense Pacer Tecnologia. Ela se chama WaveMaker e usa sistemas de inteligência artificial e projeção sobreposta para criar um efeito de movimento orgânico, tornando o processo de embarque mais confortável passageiro”, destaca Ricardo Pocai, presidente da Pacer.

O Tapete Azul já está em fase de testes em Goiânia e em Viracopos, principal aeroporto da Azul e maior centro de distribuição da América do Sul. A expectativa da companhia é de que o tapete desembarque até o fim do mês no Santos Dumont, no Rio, em Salvador e Belo Horizonte.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags