Economia

Ibovespa fecha acima dos 85 mil pontos com alta de 4,25% e dólar recua

Após divulgação de vídeo da reunião ministerial, mercado financeiro vê Guedes fortalecido e baixo risco de impeachment de Bolsonaro

Correio Braziliense
postado em 25/05/2020 19:06
DólaresEm dia de feriado nos Estados Unidos, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, fechou esta segunda-feira (25) com forte alta, de 4,25%. Foi a primeira vez desde o dia 11 de março que a bolsa chegou aos 85 mil pontos, finalizando a sessão com 85.663,48 pontos. Já o dólar fechou vendido a R$ 5,45, com queda de 2,079%. Ao longo do dia, chegou a R$ 5,52.

A alta na bolsa brasileira foi impulsionada pelo alívio do mercado ao conteúdo da reunião ministerial do presidente Jair Bolsonaro, que teve divulgação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no fim da tarde da última sexta-feira (22/05). Até então, acreditava-se que o vídeo seria a "bala de prata" do ex-ministro Sergio Moro contra Bolsonaro, para sustentar suas acusações de que o chefe do poder Executivo teria tentado interferir politicamente na Polícia Federal.

Mas, para o mercado, as falas de Bolsonaro no vídeo não abrem precedentes para um impeachment a curto prazo. Isso fez com que, logo na abertura do mercado, a bolsa saltasse de 82 para 85 mil pontos. Victor Beirute, economista da Guide Investimentos explica que não havia, no vídeo, nenhuma fala que causaria um impeachment imediato. Além disso, o ministro da Economia Paulo Guedes, teve sua importância evidenciada.

"Isso traz um pouco de alívio para o mercado, porque vimos em alguns momentos do governo a ala militar entrando um pouco na economia e isso gerou mal estar com Paulo Guedes. Com a divulgação do vídeo, foi possível ver que Guedes está fortalecido no governo", explicou Beirute.

Além disso, explica o economista, a reunião de Bolsonaro com governadores na última quinta-feira sinalizou bandeira branca. "Tivemos um alívio nessa parte com os governadores apoiando o veto nos salários de servidores. Isso manda uma mensagem de responsabilidade fiscal", pontuou.

Saiba Mais

No vídeo da reunião, Paulo Guedes compara o Banco do Brasil a outros bancos públicos fala sobre a possibilidade de privatizá-lo, uma vez que não é possível "fazer nada" com ele. Diante das declarações, as ações do banco subiram 10% nesta segunda-feira.

Para Rodrigo Moliterno, economista e sócio da Veedha Investimentos, a possibilidade é vista positivamente pelo mercado. "Sempre que se fala de privatização, é muito bem visto. O mercado não achava que tinha essa possibilidade (de privatizar o BB), mas, após o vídeo, viram que há essa possibilidade. O BB já é uma empresa de economia mista e nem serve muito para o governo, uma vez que a Caixa já está fazendo muito. A volta dos programas de privatização após a crise começa a ser colocada em pauta também", diz ele.


*Estagiário sob a supervisão de

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags