Economia

Troyjo assume Banco do Brics; Fendt fica na secretaria de Comércio Exterior

O atual secretário Marcos Troyjo foi eleito presidente do Novo Banco de Desenvolvimento nesta quarta-feira (27/05)

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 19:05
O atual secretário Marcos Troyjo foi eleito presidente do Novo Banco de Desenvolvimento nesta quarta-feira (27/05)O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, foi eleito presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) - o Banco do Brics. Ele assumirá a instituição em julho, deixando a secretaria de Comércio Exterior nas mãos do economista Roberto Fendt.

Troyjo já era cotado para assumir o Banco do Brics, mas foi formalmente eleito presidente do NBD nesta quarta-feira (27/05). Ele foi escolhido por unanimidade pelo Conselho de Governadores do banco para comandar a instituição nos próximos cinco anos.

O brasileiro será o segundo presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, que foi criado em 2014 com o intuito de congregar as principais economias emergentes do mundo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS) e desde então era conduzido pelo indiano Kundapur Vaman Kamath.

Saiba Mais

Troyo também é cofundador e diretor do BRICLab, o centro de estudos sobre BRICS na Universidade Columbia, dos Estados Unidos, onde atuou como professor. Além disso, representa o Brasil em diversos conselhos de organizações econômicas multilaterais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Comitê de Desenvolvimento do Banco Mundial.

NDB

Informalmente conhecido como Banco do BRICS, o NBD tem como objetivo o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, sejam eles públicos ou privados, nos países emergentes. Para isso, conta com capital inicial de US$ 50 bilhões e  capital autorizado de US$ 100 bilhões.

Secretaria

Com a eleição de Troyo para o NDB, o ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou ainda nesta quarta-feira (27) o economista Roberto Fendt para assumir a secretária especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia. Fendt é o atual secretário-executivo do Conselho Empresarial Brasil-China e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags