Correio Braziliense
postado em 29/05/2020 10:14
O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria extrativa e de transformação, registrou alta de 0,12% em abril, informou nesta sexta-feira, 29, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o nono aumento consecutivo do índice. A taxa de março foi revista de uma elevação de 1,32% para 0,84%.O IPP mede a evolução dos preços de produtos na "porta da fábrica", sem impostos e fretes, da indústria extrativa e de 23 setores da indústria de transformação.
Com o resultado de abril, o IPP de indústrias de transformação e extrativa acumulou aumento de 2,13% no ano. A taxa nos 12 meses até abril foi de 4,79%.
Considerando apenas a indústria extrativa, houve avanço de 4,04% em abril, após a queda expressiva de 17,12% registrada em março. Já a indústria de transformação registrou recuo de 0,05% em abril, ante aumento de 1,78% no IPP de março.
De acordo com o IBGE, o índice geral, de 0,12%, é explicado por dois fatores: a valorização do dólar e a queda no preço dos derivados de petróleo.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.