Economia

App permite que consumidor envie reclamações diretamente a empresas

O app é uma versão para celular da plataforma consumidor.gov.br e facilita a resolução de conflitos entre consumidores e empresas

Correio Braziliense
postado em 29/05/2020 20:29
O app é uma versão para celular da plataforma consumidor.gov.br e facilita a resolução de conflitos entre consumidores e empresasA plataforma consumidor.gov.br ganhou uma versão gratuita em forma de aplicativo para celulares. A plataforma permite uma interlocução direta entre os consumidores e empresas para a solução de demandas e conflitos de consumo, tudo pela internet. A nova versão está disponível para dispositivos que usam o sistema Android.

De acordo com o Ministério da Justiça, uma das motivações da atualização da plataforma foi o aumento de demandas do setor durante o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

Pelo aplicativo, os consumidores podem fazer contato direto com empresas, sem a intervenção individual do Poder Público na reclamação. O objetivo é possibilitar que o consumidor resolva problemas de forma simples, dispensando a necessidade da instauração de processo administrativo ou judicial.

Defesa do consumidor

Saiba Mais

A plataforma conta com uma base de mais de 2 milhões de usuários cadastrados, que já registraram mais de 2,7 milhões de reclamações. Hoje, aproximadamente 800 empresas já estão no app. Atualmente, 80% das reclamações registradas no site são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas em um prazo médio de sete dias.

É importante ressaltar que a ferramenta não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores normalmente por meio de seus canais tradicionais de atendimento.

*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende
 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags