Correio Braziliense
postado em 02/06/2020 04:04
Retirada de capital estrangeiro vai atrasar retomada
Qual será a velocidade de recuperação da economia brasileira? Os números apresentados pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicam um caminho longo e tortuoso. Segundo o executivo, a retirada de capital estrangeiro no Brasil se dá num ritmo maior do que em outros países emergentes. Na semana passada, o Tesouro Nacional identificou que a participação de recursos de não residentes no sistema financeiro caiu para 9,36%, o menor patamar desde 2010. O sumiço do capital estrangeiro não só compromete a capacidade de financiamento do governo como, no curto prazo, afeta os investimentos das instituições privadas. Em outras palavras: vai faltar dinheiro para deixar a crise para trás. Outro dado preocupante diz respeito ao emprego. Segundo o IBGE, já são 12,8 milhões de desempregados — mais do que toda a população de Portugal. Se não há recursos financeiros no mercado, a chance de encontrar uma vaga diminui. O país tem pressa para resolver esse dilema.
Fôlego do e-commerce acabou?
O isolamento social estimulou o comércio eletrônico no Brasil, mas o setor começa a perder força. Na terceira semana de maio, os negócios digitais caíram 5,1% na comparação com a semana anterior. Segundo a Ebit/Nielsen, trata-se do primeiro recuo desde o início de março, quando a quarentena começou na maioria dos estados brasileiros. As vendas on-line de eletrodomésticos encolheram 10,7% de uma semana para a outra, acima dos aparelhos de informática (tombo de 8,8%) e artigos de moda (7,1%).
“A morte de George Floyd é chocante e também um sinal de que precisamos buscar mais do que um ‘futuro normal’. Precisamos construir um futuro que inclua os maiores ideais de igualdade e justiça”
Tim Cook,
presidente da Apple, em carta enviada a funcionários da empresa
Montadoras reabrem fábricas
A indústria automotiva começa a se movimentar. Ontem, a Volkswagen religou as máquinas na fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, parada há dois meses por causa da crise do coronavírus, e a Caoa Chery retomou a operação na unidade de Jacareí, no interior paulista, interrompida desde 23 de março. Estima-se que, em no máximo um mês, todas as montadoras reabram as suas plantas, embora o ritmo de produção deva demorar um bom tempo para retornar aos níveis pré-pandemia.
55mil
assinaturas de TV foram canceladas em abril, durante a quarentena. Em março, o resultado tinha sido pior, com o fim de 90 mil contratos. Os dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) retratam a crise econômica.
Rapidinhas
As corretoras de moedas virtuais deram um passo importante para se consolidarem no Brasil. Elas foram reconhecidas por órgãos fiscais como atividade econômica regulamentar, passando a fazer parte da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae). A ausência da Cnae era um dos argumentos dos bancos para pedir o fechamento das corretoras.
As lives continuam no radar das grandes empresas. Na próxima sexta-feira, às 19h30, o ator e cantor Bruce Gomlevsky interpretará Renato Russo, criador da Legião Urbana, em evento beneficente em prol do Retiro dos Artistas. Realizada pela Qualicorp, a live terá transmissão pelos canais oficiais da administradora de planos de saúde coletivos.
A petroquímica Braskem terá, a partir de julho, um hub de negócios na cidade portuária de Charleston, nos Estados Unidos. Segundo a empresa, a ideia é usar o endereço para atender a demanda de clientes internacionais. A unidade terá capacidade para exportar até 204 mil toneladas de polipropileno e polímeros especiais.
O governo da China determinou que as empresas estatais interrompam a compra de produtos agrícolas norte-americanos. O veto é resultado do acirramento da guerra comercial entre os dois países e pode afetar os negócios da brasileira JBS, que tem sólida operação de carne suína nos Estados Unidos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.