Economia

Presidente do Banco do Nordeste é exonerado um dia após tomar posse

Ele é alvo de uma apuração conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que investiga suspeitas de irregularidades em contratações feitas pela Casa da Moeda

Correio Braziliense
postado em 03/06/2020 18:10
Ele é alvo de uma apuração conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que investiga suspeitas de irregularidades em contratações feitas pela Casa da MoedaO presidente do Banco do Nordeste, Alexandre Borges Cabral, mal assumiu o órgão ontem (2) e foi exonerado do cargo um dia após ter tomado posse. Ele é alvo de uma apuração conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que investiga suspeitas de irregularidades em contratações feitas pela Casa da Moeda durante o período em que esteve à frente da estatal, em 2018. O prejuízo é estimado em R$ 2,2 bilhões. 

O Banco do Nordeste informou a saída de Cabral por meio de nota nesta quarta-feira (3/06). Em seu lugar, assumirá interinamente Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior atual Diretor Financeiro e de Crédito, até que seja eleito um novo presidente definitivo. 

A instituição financeira reiterou o compromisso de transparência. "O Banco informa ainda que sobre as notícias recentemente veiculadas tomou conhecimento sobre seu conteúdo somente por meio da mídia. Assim sendo, reitera seu compromisso de transparência e tempestividade de comunicação dos fatos aos seus acionistas”, concluiu.

Leia a íntegra da nota:

“Banco do Nordeste do Brasil S.A. comunica que o Conselho de Administração, em sua 682ª Reunião, ocorrida nesta data, às 14h, deliberou conforme segue: Destituição do Sr. Alexandre Borges Cabral do cargo de Presidente do Banco do Nordeste do Brasil S.A; Nomear para exercício interino da presidência do Banco do Nordeste do Brasil S.A. o Sr. Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior atualmente Diretor Financeiro e de Crédito, cargo o qual ele ficará acumulando até que seja eleito novo presidente definitivo.

Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior é bacharel em Ciências da Computação, possui especialização em Negócios Internacionais, além de pós-graduações em Gestão de Negócios, Gestão Empresarial, Administração Financeira e em Auditoria e Controladoria. Dentre as funções desempenhadas na instituição se destacam a de Diretor Financeiro e de Crédito, superintendente nas áreas de Tecnologia da Informação, de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais, e regional da Bahia.

Saiba Mais

A Diretoria Executiva do Banco do Nordeste passou a ter a seguinte composição: ANTÔNIO JORGE PONTES GUIMARÃES JÚNIOR, como Presidente e Diretor Financeiro e de Crédito, CORNÉLIO FARIAS PIMENTEL, HAROLDO MAIA JÚNIOR, PERPÉTUO SOCORRO CAJAZEIRAS, SANDRA DOS SANTOS SOUZA LISBÔA e WANGER ANTONIO DE ALENCAR ROCHA.

O Banco do Nordeste do Brasil S.A., conforme consignado em ata da presente reunião, a ser divulgada dentro do prazo legal estabelecido, informa que seu Conselho de Administração tem pautado suas deliberações de forma diligente, rigorosamente em conformidade as boas práticas de governança corporativa e em estrita observância da legislação vigente.

O Banco informa ainda que sobre as notícias recentemente veiculadas tomou conhecimento sobre seu conteúdo somente por meio da mídia. Assim sendo, reitera seu compromisso de transparência e tempestividade de comunicação dos fatos aos seus acionistas”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags