Economia

Desglobalização na pós-pandemia: acordos bilaterais devem perder força

Restrições à movimentação de estrangeiros e barreiras sanitárias reduzem as trocas comerciais e expõem a interdependência ocidental da produção em larga escala da China. Especialistas preveem aumento do protecionismo e acordos bilaterais enfraquecidos

Correio Braziliense
postado em 07/06/2020 06:00

Restrições à movimentação de estrangeiros e barreiras sanitárias reduzem as trocas comerciais e expõem a interdependência ocidental da produção em larga escala da China. Especialistas preveem aumento do protecionismo e acordos bilaterais enfraquecidosA pandemia do novo coronavírus intensificará o processo de desglobalização, em curso desde a crise financeira de 2008 e impulsionado pela guerra fria entre Estados Unidos e China. As restrições à movimentação de estrangeiros e as barreiras sanitárias provocadas pelo combate à covid-19, ao somarem-se à recessão mundial e às medidas de nacionalismo, enfraquecem as relações internacionais, os blocos comerciais e os acordos bilaterais. A interdependência ocidental da produção em larga escala do gigante asiático, descortinada durante a crise sanitária, adiciona combustível à desintegração global, dizem especialistas.

 

O protecionismo aumentará nos próximos três anos, estima Guto Ferreira, estrategista-chefe da Solomon’s Brain, consultoria de cenários político-econômicos. “Isso já começou. Estados Unidos e Japão estão dando incentivos para que suas empresas sediadas na China saiam de lá. Há uma pressão muito forte dos EUA. A China deve ter um problema considerável, por conta da desconfiança e da interdependência”, avalia.

 

Outro ponto de preocupação, acrescenta Ferreira, são os acordos bilaterais. “A relação Mercosul e União Europeia vai estacionar. O enorme desemprego que a recessão está provocando e o empobrecimento global farão o protecionismo voltar com força. Vai se recuperar mais rápido quem se industrializar”, diz. No Brasil, o problema agrava-se porque o país sofreu um processo violento de desindustrialização nas últimas décadas. “E a opinião da equipe econômica é contrária à indústria nacional. A visão é fortalecer as cadeias de comércio e de serviços e vender commodities com dólar alto”, destaca. 

 

Na visão do professor de Finanças Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) André Moreira Cunha, pesquisador na área de globalização e integração econômica, a desglobalização é um fenômeno que passa a ser discutido desde a crise financeira de 2008, com a menor velocidade do comércio exterior e problemas, também, na área financeira. “O fluxo entre os países de investimento direto ou empréstimo bancário vem caindo desde lá”, alerta (confira nos gráficos). 

 

Segundo Cunha, o movimento cresceu bastante com a ascensão da China e o início das guerras comerciais com os Estados Unidos. “A administração do presidente norte-americano Donald Trump tornou a tensão bem mais agressiva. O nacionalismo recrudesceu, com governos alardeando conspiração globalista”, destaca. O professor cita o economista de Harvard Dani Rodrik para justificar o fenômeno. “A economia globalizou-se, mas a base política é nacional e a cultura também é local”, parafraseia. Com as classes médias de países desenvolvidos desempregadas, endividadas e com medo, o populismo nacionalista impõe-se mais facilmente, tanto de esquerda quanto de direita, assinala. “Se a integração internacional já perdia força, com a pandemia e o seu efeito econômico catastrófico, paralisando o consumo e o emprego numa velocidade nunca vista antes, tal movimento vai se acentuar”, reitera. 

 

Como efeito, o professor da UFRGS prevê mudança nos padrões de consumo e na organização da produção. “A internalização da produção, no entanto, não remete necessariamente à criação de empregos, porque vivemos em um mundo digital, em que a robótica e a inteligência artificial substituem cada vez mais a mão de obra. Por isso, as novas redes de proteção social, de renda mínima, criadas para enfrentar a pandemia, podem se perpetuar. Tudo isso conduz a um mundo completamente diferente”, projeta. 

 

Como as pandemias não respeitam fronteiras, a questão sanitária exigirá mais controle na exportação e na importação de produtos e na entrada de pessoas em outros países. “No curto prazo, o desenho é muito ruim. No longo prazo, ninguém sabe se crescerá o populismo fechado ou se prevalecerá a conscientização de que é preciso repensar as relações internacionais”, observa.

 

Mesmo com a recuperação das economias em velocidades diferentes, o impacto sobre o comércio internacional será inevitável, no entender do professor Pedro Brites, da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV). “Do ponto de vista mais amplo, a gente já tinha uma tendência de queda da globalização. A guerra comercial entre China e EUA é um símbolo disso, com reflexo na redução dos fluxos internacionais”, ressalta. “Dentro das organizações regionais, Mercosul, União Europeia e Nafta passam por reformulação para incorporar novas perspectivas”, diz.

 

Pior para o Brasil

No Brasil, a crise é mais grave, porque o país reduziu sua participação internacional e sempre teve dificuldade de se integrar às cadeias de valor, pontua o professor da FGV. “[O país] Sempre participou com commodities. Não tem condições de recuperar a capacidade industrial em curto espaço de tempo. Isso exige uma política de Estado”, sustenta. 

 

Pesquisadora associada do Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre) Lia Valls discorda, apesar de reconhecer que a pandemia está fortalecendo as políticas nacionalistas, com menor cooperação global. “Talvez a fragmentação da produção tenha ido muito longe. É preciso repensar qual o grau de fragmentação se pode ter. Mas é impossível os países mudarem totalmente os sistemas de produção, o modo de consumo. Nenhum país consegue fabricar tudo. Existe limite para o fechamento”, defende. “Não será um mundo multilateral como antes, mas cooperações serão necessárias. Ambiente isolado é impossível”, reforça. 

 

A mesma opinião tem Luiz Filipe Dutra, coordenador do China Desk do escritório Gico, Hadmann & Dutra Advogados. “A globalização é um evento muito maior do que uma estrutura de governo atual. Não acho que vai ser afetada, ela está posta”, afirma. Segundo ele, a pandemia expôs uma interdependência muito grande dos países com relação à China. “Não significa que a China seja a única produtora de respiradores, por exemplo, mas ela tem uma capacidade de produção maior”, assinala.

 

Dutra pondera que o mundo vai repensar a estrutura da globalização e tentar depender menos de um só país. “O maior problema da China é confiança. No Brasil, não vejo mudança significativa de política industrial. Vamos fortalecer a produção de commodities. Baseado num único evento como o coronavírus, dificilmente se trocará uma política econômica inteira”, ressalta.

 

Para o ex-embaixador e sócio do escritório Licks Attorneys Regis Arslanian, no entanto, é exatamente isso que o país precisa fazer. “Pode ser uma grande oportunidade para o Brasil, uma forma de se renovar, de reformular a economia. Hoje, 65% das nossas exportações são de commodities e produtos primários. É hora de o Brasil renovar sua indústria e torná-la mais moderna”, sugere. O especialista lamenta que, na área de tecnologia de ponta, o país tenha se tornado uma indústria montadora. “Fica difícil fazer parte das cadeias de valor assim”, diz.

 

Regis Arslanian considera que, como a pandemia deixou a China com uma imagem desgastada e a interdependência revelou uma vulnerabilidade muito grande dos países do Ocidente, o Brasil poderia se reposicionar diante da América do Norte e da Europa. “As grandes fábricas vão repensar onde criar os seus parques de produção e reconfigurar as cadeias de produção. Quem sabe olhar para parques mais próximos e com quem tenham afinidade econômica e cultural. Aí entraria o Brasil”, aponta. 

 

Maior segurança e mercados mais acessíveis em distância geográfica, com mais afinidade, podem tornar a América Latina mais viável, acredita Arslanian. “A gente tem que fazer a lição de casa, facilitar o ambiente de negócios, dar segurança jurídica e montar uma agenda de reindustrialização no Brasil no patamar de tecnologia de ponta para ganhar competitividade”, defende. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags