Economia

Dólar tem dia de alta e fecha a R$ 4,88; bolsa apresenta queda

Venda de ações e expectativas sobre o mercado americano influenciaram os investidores

Correio Braziliense
postado em 09/06/2020 20:15
Venda de ações e expectativas sobre o mercado americano influenciaram os investidoresO dólar fechou em alta no valor de R$ 4,8882 nesta terça-feira (9/6), após atingir na segunda-feira o menor patamar em quase três meses, em dia de menor apetite por risco no exterior antes da reunião de política monetária do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. Já o Ibovespa fechou em queda seguindo o exterior em um dia de correção depois de sete altas consecutivas.

Joelson Sampaio, coordenador do curso de economia da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, diz que essa baixa da bolsa é algo natural de mercado. "É uma questão de ajuste da bolsa depois de uma sequência de valorização onde tiveram uma realização de lucros  hoje onde os investidores venderam para aproveitar essa onda", diz. Nesta terça, os preços do petróleo caíram influenciados por um dólar mais forte e preocupações com o excesso de oferta após o anúncio de que um trio de produtores do Golfo encerrará cortes de produção voluntários.

Saiba Mais

Os participantes do mercado aguardam também a reunião do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, que ocorre nesta terça e quarta-feiras, quando será definida a nova taxa básica de juros e possíveis medidas de estímulo à economia. "As expectativas em relação ao mercado americano sobre a questão de juros impacta, de certa forma, no câmbio que estava se valorizando, ou seja o real ficando forte. Mas hoje teve um movimento contrário", afirma Joelson. 

Outros fatores também influenciaram os investidores como a afirmação do ministro da Economia, Paulo Guedes, que o governo irá unificar programas sociais e lançará o Renda Brasil. Também foi anunciado que o auxílio emergencial será estendido por mais dois meses e que será retomado o lançamento do Programa Verde e Amarelo para formalizar os empregos.

* Estagiário sob supervisão de Vicente Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags