Economia

Parque Nacional de Brasília será privatizado, anuncia PPI

Programa de Parcerias de Investimentos incluiu o empreendimento no Plano Nacional de Desestatização (PND) para concessão da prestação de serviço público

Simone Kafruni
postado em 10/06/2020 18:54
Programa de Parcerias de Investimentos incluiu o empreendimento no Plano Nacional de Desestatização (PND) para concessão da prestação de serviço públicoAo divulgar as deliberações da 13; Reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), a secretária especial Martha Seillier anunciou que o Parque Nacional de Brasília entrou na lista de privatizações previstas pelo governo. A proposta, segundo ela, é qualificar o projeto no PPI e incluir no Plano Nacional de Desestatização para fins de concessão da prestação de serviço público, de apoio à visitação, bem como serviços de conservação e recreação em contato com a natureza.

Além da área de preservação da capital federal, também será qualificado para privatização, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, o Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina.

Criado pelo Decreto n; 241, de 29 de novembro de 1961, o Parque Nacional de Brasília possui área total aproximada de 42.300 hectares no Distrito Federal. As principais atrações são as piscinas Areal e Pedreira, abastecidas por águas provenientes de nascentes localizadas no interior da Unidade de Conservação (UC) ou em suas proximidades, condição que permite manter a renovação constante da água, e propicia ao usuário a oportunidade de recreação em contato direto com a natureza.

[SAIBAMAIS]O parque dispõe também de duas trilhas: a Trilha da Capivara com 1,3 km de extensão, e percurso com duração prevista para 20 minutos, e a Trilha Cristal com 15 km de extensão, onde é permitido o uso de bicicletas, e possibilita ao visitante observar a fauna e a flora do Cerrado, bem como acessar uma ilha existente nesta UC, denominada Ilha da Meditação, indicada para observação de aves.

Segundo a secretária Martha Seillier, a aposta do governo é de que, em tempos de recuperação da pandemia do novo coronavírus, a procura por parques abertos será o tipo de turismo procurado pelas pessoas. ;Vamos estruturar a concessão para permitir investimentos nos parques;, afirmou. Não há, contudo, uma definição de valores para a licitação do parque de Brasília.


O PPI anunciou a qualificação de dezenas de novos projetos que somam R$ 37 bilhões em investimentos estimados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação