Economia

Covid-19: PIB do Reino Unido leva tombo recorde de 20,4% em abril

Resultado mensal é praticamente o dobro do acumulado em todo o primeiro trimestre de 2020

Correio Braziliense
postado em 12/06/2020 15:14
Resultado mensal é praticamente o dobro do acumulado em todo o primeiro trimestre de 2020A economia do Reino Unido recuou severamente em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo dados divulgados pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (ONS) nesta sexta-feira (12/6), o Produto Interno Bruto (PIB) britânico sofreu uma queda de 20,4% em abril deste ano e triplicou a porcentagem do mês anterior, quando a retração foi de 5,4%. O resultado também foi o dobro de todo o acumulado no primeiro trimestre (10,4%).

O tombo evidencia a força com que a crise econômica atingiu o Reino Unido, que alcançou o número mais alto de mortes na União Europeia, passando de 41 mil e podendo chegar a 50 mil, segundo a ONS. Este é o pior resultado da série histórica que começou em 1997 e, na prática, anula 18 anos de crescimento econômico. Espera-se que a redução de abril seja a pior, uma vez que ainda em maio, houve flexibilização de parte do setor produtivo.

Saiba Mais

Nesta quinta-feira (11/6), uma parte dos comércios voltou a funcionar e o restante deve retornar às atividades na próxima segunda-feira (15). Até o momento, no entanto, a regra tem sido manter a cautela. Bares e restaurantes seguem sem previsão para reabertura. As escolas só retornarão em setembro.


*Estagiário sob a supervisão de Vicente Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags