Economia

Guedes sugere que crise ficará para trás "lá para setembro, outubro"

Segundo o ministro, a pandemia do novo coronavírus caiu como uma "bomba biológica" na economia brasileira

Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 14:03
Paulo GuedesO ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (16/06) que a pandemia do novo coronavírus caiu como uma "bomba biológica" na economia brasileira. Por isso, sugeriu que a crise atual deve ficar para trás só "lá para setembro, outubro, novembro".

Questionado sobre os impactos econômicos da covid-19 em um webinar do Instituto de Garantias Penais (IGP), Guedes comparou a uma pandemia a uma "bomba biológica" e a um "verdadeiro cisne negro", sem precedentes na literatura econômica. "A calamidade pública produziu um caso particularmente agudo de emergência fiscal", avaliou.

O ministro ainda disse que essa crise terá muitos desdobramentos, alguns inclusive desconhecidos. Mas acredita que a pandemia também deixa um legado: a necessidade da criação de um novo pacto federativo no Brasil, em que os recursos são mais descentralizados entre os estados e os municípios e em que os chefes dos poderes brasileiros se reúnem periodicamente para medirem o impacto das suas decisões no orçamento público - plano que já estava na agenda do governo, através da aprovação do novo pacto federativo e da criação do Conselho Fiscal da República,  mas que acabou sendo adiado em função da pandemia.

Saiba Mais

Mesmo assim, Guedes disse estar confiante de que o Brasil vai conseguir atravessar as duas ondas do coronavírus. Ou seja, a crise da saúde e a crise da economia. Essa missão de enfrentar as diversas faces da covid-19, contudo, deve se estender até quase o fim do ano, segundo ele.

"Vamos em frente. Acho que vamos atravessar as duas ondas. E acho que lá para setembro, outubro, novembro, nós já estamos em um novo país, com um ano ano novo muito bom pela frente. Eu acredito nisso e vamos lutar por isso", concluiu Guedes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags