Economia

ANP reduz temporariamente percentual de biodiesel misturado ao diesel

A mistura de 12% caiu para 10% até 21 de junho para dar continuidade ao abastecimento nacional, já que as entregas previstas para o período não seriam suficientes

Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 14:48

BiodieselA diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com a concordância do Ministério de Minas e Energia (MME), aprovou, nesta terça-feira (16/6), a redução excepcional e temporária do percentual de mistura obrigatória do biodiesel ao óleo diesel dos atuais 12% para 10%, de 16 a 21 de junho de 2020.

A medida é necessária para dar continuidade ao abastecimento nacional, uma vez que as entregas de biodiesel previstas para o período citado poderiam não ser suficientes para atender à mistura de 12% ao diesel B, que vem sendo bastante consumido, apesar da atual situação de pandemia.

 

Em 9 de junho, o Correio antecipou que isso poderia ocorrer. Após o leilão de biodiesel finalizado naquela data para o período de de julho e agosto, as distribuidoras alertaram à reportagem de que o estoque para junho não seria suficiente. Também reclamaram que os preços para o próximo bimestre foram mais altos do que os praticados no último certame, feito em abril para abastecimento em maio e em junho, o que deve afetar o preço do diesel nas bombas no período. 

 

Os leilões de biodiesel são realizados para que o produto seja misturado ao diesel na proporção de 12% como determina a regra da ANP, com o objetivo de reduzir a poluição provocada pela queima de derivados de petróleo. Em março do ano que vem, a proporção sobe para 13%. Os certames são realizados para suprimento dos dois meses seguintes, com entrega marcada para o período.

 

No entanto, em abril, quando foi realizado o leilão para maio e junho, as distribuidoras temiam que a queda na demanda por diesel fosse maior do que realmente acabou sendo. Atualmente, a demanda está em 98% do normal antes da pandemia. O combustível usado em caminhões de carga não sofreu o mesmo impacto que a gasolina, usada em carros de passeio, cuja demanda despencou quase à metade. 

 

Quando houve essa discussão sobre a demanda menor por diesel, a ANP reduziu a obrigação mínima de retirada de 95% por parte das distribuidoras e de entrega mínima de 90% por parte dos produtores nos leilões. Houve um acordo e foi estabelecido 80%. Como a demanda do diesel não teve a retração estimada, as distribuidoras e os produtores alertaram que poderia faltar biodiesel para misturar nos últimos dias de junho. Como, de fato, ocorreu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags