Economia

Endividamento de famílias bate recorde, aponta CNC

Outra recomendação é negociar as despesas fixas como, por exemplo, o aluguel

Correio Braziliense
postado em 19/06/2020 08:12

Outra recomendação é negociar as despesas fixas como, por exemplo, o aluguelA arrumadeira Ione Soares, de 40 anos, teve o salário reduzido em 75% e conta que está difícil pagar as contas. Ela aguarda há cerca de um mês o complemento salarial devido pelo governo - que ainda não foi pago. O marido e o filho estão na mesma situação. "A água está atrasada, a energia está atrasada, o aluguel está atrasado...", enumera.


O drama de Ione é o mesmo vivido por milhões de brasileiros. Em meio à pandemia da covid-19, o porcentual de famílias com dívidas atingiu em junho o recorde histórico de 67,1%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) desde janeiro de 2010.

Em maio, a proporção de famílias com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro era de 66,5% e, em junho de 2019, 64%.

Colega de trabalho de Ione, Conceição Maria dos Reis, 51 anos, também espera a contrapartida do governo para pagar a dívida com o cartão de crédito que cresce a cada dia. Ela diz que está difícil conciliar a diminuição da renda com o aumento dos preços no supermercado. "A gente vê a comida ficando cada vez mais cara", diz.

Com a pandemia, o trabalho das duas arrumadeiras diminuiu e a hora extra, complemento importante no salário, foi cortada. Também é difícil conseguir algum serviço por fora. "Ninguém está contratando diarista por causa do vírus", explica Conceição. Elas afirmam que, antes da pandemia, com o dinheiro do salário e do trabalho extra, estavam conseguindo manter as contas em dia.

Em nota, a CNC afirma que a renovação da alta do endividamento indica que as famílias estão demandando mais crédito no sistema bancário, seja para pagar dívidas e despesas correntes, seja para manter algum nível de consumo.

O número de famílias com dívidas ou contas em atraso chegou a 25,4% em junho, atingindo o maior nível desde dezembro de 2017 e registrando crescimento nas bases mensal (%2b0,3 ponto porcentual) e anual ( 1,8 ponto porcentual).

O total de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes chegou a 11,6% - patamar mais alto desde novembro de 2012.

 

 

Controle rígido


Cristina Helena Mello, doutora em Economia e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), dá algumas dicas para não cair no endividamento ou sair dele. A primeira é consultar sempre o extrato bancário e do cartão de crédito para monitorar os gastos. "É necessário estabelecer um controle somando os valores gastos no cartão para não ser surpreendido no próximo mês", diz.

Saiba Mais

Outra recomendação é negociar as despesas fixas como, por exemplo, o aluguel. Controlar o consumo de energia elétrica e gás encanado também pode fazer diferença no fim do mês.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags