Economia

Parceria quer agilizar investimento em inovação na área têxtil

Termo de cooperação será assinado hoje entre Senai-Cetiqt e Embrapii

Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 11:23
indústria têxtilUm termo de cooperação, que será assinado hoje (24/6) entre o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Cetiqt), e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) pode agilizar o investimento em inovação no setor têxtil. A parceria credencia o Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras como unidade da Embrapii, o que aumentará o acesso a recursos por parte de empresas que realizarem projetos de inovação com o instituto do Senai.

A empresa pública financiará até um terço dos projetos de inovação de empresas brasileiras que participarem. Os recursos destinados são dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Educação e da Saúde e podem ser não reembolsáveis, o que reduz o risco dos investimentos.

Nos últimos quatro anos, 127 projetos de pesquisa foram contratados pelo Senai-Cetiqt, cujo instituto de inovação será agora um dos 15 que o Senai credenciou na Embrapii. Os projetos desenvolvidos na área têxtil trabalham em avanços, inclusive no combate à covid-19, com a busca por têxteis funcionais com propriedades antivirais e formulações alternativas de álcool em gel.

O credenciamento do Instituto de Biossintéticos e Fibras foi anunciado em abril, junto com o Instituto de Química Verde, também no Rio de Janeiro, e o Instituto de Materiais Avançados e Nanocompósitos, em São Bernardo do Campo (SP). As três unidades terão acesso a R$ 18,7 milhões para parcerias de pesquisa, desenvolvimento e educação com empresas brasileiras.

Devido ao distanciamento social, a assinatura do termo de cooperação será transmitida às 15h, no canal do Senai Cetiqt no YouTube.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags