Fernanda Strickland*
postado em 25/06/2020 17:39
![Cidadãos de toda parte do paÃs podem avaliar experiências no uso de serviços públicos digitais](https://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2020/06/25/866906/20200625174734811136i.jpg)
Em um país onde há diferentes realidades econômicas, de infraestrutura, culturais e gerenciais, os serviços públicos precisam ser aperfeiçoados constantemente para atender às necessidades de cada cidadão e não deixar ninguém para trás. Então é muito importante que haja uma boa experiência através da entrega dos serviços públicos digitais.
Com esse objetivo, a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia convida os interessados em colaborar para que essas melhorias sejam feitas de forma assertiva, baseadas em dados, a se inscreverem em sua página de pesquisa com usuários.
O professor e servidor público Rodrigo Mota Narcizo soube do teste pelo Whatsapp, "Foi uma experiência bastante interessante. Ouvir o cidadão que faz uso das soluções criadas pelo governo é essencial. E também o aspecto de estarem abertos ao feedback e às sugestões dos usuários e como nós como cidadãos fazemos uso das soluções relacionadas ao governo digital" afirma.
Ao contribuir para tornar os serviços digitais mais simples e acessíveis a milhões de brasileiros, os voluntários vão receber um certificado on-line como reconhecimento pela participação. As entrevistas podem ser feitas remotamente e pessoas de todo o país estão aptas a participar. Após a conclusão do projeto de pesquisa, também receberão em primeira mão novidades sobre o serviço transformado ou aprimorado a partir das recomendações dos usuários, podendo compartilhar com outras pessoas que sua participação contribuiu diretamente para a melhoria do serviço público.
O diretor do Departamento de Experiência do Usuário da SGD, Joelson Vellozo Jr., explica. "Quando um cidadão acessa um serviço digital e fica satisfeito com a qualidade porque tem uma boa experiência de uso, aumentam muito as chances dele interagir novamente com esse serviço e indicá-lo para amigos e familiares."
Desde o início de 2019, cerca de 2 mil pessoas já foram entrevistadas para o aprimoramento de serviços como a Carteira de Trabalho, o eSocial e o portal gov.br. "Realizar pesquisas com usuários, que sentem na pele as dificuldades na interação com o Estado e são os maiores interessados na simplificação do acesso aos serviços públicos, é um ponto decisivo para o sucesso da digitalização dos serviços", afirma Vellozo.
"Sempre que sei de novos testes procuro divulgar, pois considero que essas oportunidades são importantes para o setor público aprender com o cidadão", conclui Mota.
Nos próximos meses, já estão programadas pesquisas sobre a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e a prova de vida para serviços do INSS, que poderá ser simplificada como uso de biometria.
Atualmente, o governo federal oferece mais de 3,5 mil serviços à sociedade, dos quais mais de 2 mil já são digitais. A meta é transformar 100% dos serviços digitalizáveis até o fim de 2022.
*Estagiária sob supervisão de Vicente Nunes
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