Economia

Imposto de Renda: 5 milhões de contribuintes ainda não enviaram declaração

Prazo de entrega se encerra nesta terça-feira (30/6)

Fernanda Strickland*
postado em 29/06/2020 18:10
Celular com aplicativo da Receita aberto em cima de teclado de computadorFaltando apenas um dia para o fim do prazo — que vai até as 23h59 desta terça-feira (30/6) — quase 5 milhões de contribuintes ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, até as 15h desta segunda-feira (29/6), 27.366.386 brasileiros haviam acertado as contas com o leão. A quantia corresponde a 85,5% das 32 milhões de declarações esperadas pela Receita.

Devido à pandemia de covid-19, o prazo foi estendido de 30 de abril para 30 de junho. A Receita alerta para que os contribuintes não deixem a declaração para a última hora. A multa para quem não declarar é de 20% do imposto devido, com um valor mínimo de R$ 165,74.

Saiba Mais

Para quem tiver que pagar, o prazo de vencimento da primeira cota ou da cota única também se encerra nesta terça-feira. As demais cotas vencem no último dia útil dos próximos meses.

No caso da restituição, a Receita, ao contrário, antecipou o pagamento. Neste ano, serão cinco lotes — em vez dos tradicionais sete —, sendo que o primeiro foi pago em 29 de maio. Os demais serão pagos nesta terça e nos últimos dias de julho, agosto e setembro.

*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags