Economia

Guedes reconhece que programas de crédito não foram suficientes

O ministro espera, portanto, que o Pronampe chegue nas micro e pequenas empresas, sobretudo através da Caixa, nas próximas semanas

Correio Braziliense
postado em 30/06/2020 14:59
Paulo GuedesO ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu nesta terça-feira (30/06) que as ações governamentais ainda não foram suficientes para fazer o crédito chegar às micro e pequenas empresas brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus. Porém, disse ter esperanças de que as medidas já anunciadas consigam ajudar os pequenos negócios nas próximas semanas.

Questionado sobre o assunto em audiência pública da comissão mista que acompanha o programa de enfrentamento ao coronavírus no Congresso Nacional, Paulo Guedes reconheceu que "o desempenho no mercado de crédito não foi satisfatório" e admitiu que esse problema "está ameaçando a sobrevivência das micro e pequenas empresas" brasileiras na pandemia.

O ministro da Economia alegou que, apesar de ter um bom time tratando do crédito, o governo teve dificuldades e demorou para trabalhar nesse front porque "a necessidade de capital de giro triplicou, quadruplicou" na pandemia. "Mesmo expandindo o crédito como nós expandimos, continuou insuficiente", pontuou.

Ele garantiu, por sua vez, que o governo continua aperfeiçoando os programas de crédito para fazer com que eles cheguem às micro e pequenas empresas. E disse que, agora que enfim começou a rodar, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) deve suprir boa parte dessa demanda.

"Demorou um pouco porque acompanhar 3,2 milhões de pagadores impostos e adaptar um programa para eles não é simples. Lamentamos muito que tenha demorado tanto tempo a sair. Mas ele foi para o Congresso, foi para Câmara, Senado, voltou, mexemos nele até o final. Leva um tempo. Mas agora finalmente chegou, vai entrar", disse Guedes.

O ministro lembrou que, apesar de alguns bancos privados ainda estarem avaliando a entrada no programa, a Caixa Econômica Federal já está operando o Pronampe e já atendeu cerca de 200 mil empresas dessa forma. E disse que essa operação deve crescer nos próximos dias. Por isso, prometeu prestar contas do assunto nas próximas reuniões da comissão mista do Congresso. 
 
 

Reunião ministerial


Paulo Guedes ainda aproveitou a ocasião para tentar esclarecer duas falas duas da reunião ministerial de 22 de abril, que foram mal interpretadas, segundo ele.

O ministro alegou que, ao dizer que o governo vai "perder dinheiro salvando empresas pequenininhas", não quis dizer que o Executivo não liberaria crédito a esses negócios. Ele argumentou que o governo está disposto a socorrer todas as empresas que foram atingidas pela pandemia do novo coronavírus, mas pode conseguir algum lucro ao ajudar as grandes companhias, enquanto corre o risco de perder dinheiro ao apoiar às pequenas, já que algumas dessas empresas não vão sobreviver à pandemia, mesmo após o financiamento do governo.

"Sabemos que deve haver alguma perda no programa, mas nossa responsabilidade é estender os recursos. Isso explica uma frase minha, muito mal compreendida. Não significava que não daríamos dinheiro para as pequenas. O contrário! Quando você empresta para uma gigante, uma aérea, o governo tem que ganhar algum dinheiro com isso, tem que dar uma satisfação à população. Já para a pequenininha não. Você dá dinheiro a milhares de pequenas, mas algumas podem morrer no caminho. Com as pequenas, a gente pode não ganhar dinheiro. Mesmo assim, daremos o crédito", declarou.

Da mesma forma, Guedes usou a operação do Pronampe para justificar a fala em que defendeu a venda do Banco do Brasil (BB) na reunião ministerial de 22 de abril. Na ocasião, o ministro disse que o Banco do Brasil "é um caso pronto de privatização". E, nesta terça-feira, ele reclamou que o BB diz que não pode demitir seus servidores porque é um banco público. Mas, na hora de agir como um banco público e emprestar dinheiro para as pequenas empresas, por exemplo, lembra que é uma sociedade de economia mista que deve buscar o lucro e evitar o risco de inadimplência desses negócios.

Saiba Mais

"Os bancos públicos têm que partir na frente desses programas. Foi aí que me referi, 'olha, tem banco que não é tatu nem cobra', não é nem público, nem privado. Na hora de poder demitir, lembra que é público, não pode demitir ninguém. Na hora de exigir que participe de um programa como esse, de colocar dinheiro nas empresas pequenas, aí lembra que tem capital aberto, é de economia mista. Foi nessa que falei 'olha, tem que vender uma porcaria de banco que não atende numa hora dessa'", disse Guedes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags