Economia

Zona do euro tem suportado choque da covid tão bem quanto era de se esperar

Dirigente do BCE afirma que essas indicações positivas precisam ser vistas com cautela, uma vez que "elevados níveis de incertezas" prevalecem

Agência Estado
postado em 01/07/2020 08:51
 (foto: Divulgação/BCE)
(foto: Divulgação/BCE)
Banco Central Europeu (BCE)Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Fabio Panetta disse nesta quarta-feira (1) que a zona do euro tem suportado os efeitos do choque do coronavírus tão bem quanto era de se esperar. "Dados de pesquisas recentes sugerem que a economia pode ter atingido o fundo do poço e já estamos vendo sinais iniciais de recuperação", afirmou Panetta, em discurso feito durante seminário online organizado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).

[SAIBAMAIS]Panetta ressaltou, porém, que essas indicações positivas precisam ser vistas com cautela, uma vez que "elevados níveis de incertezas" prevalecem. Segundo Panetta, a resposta europeia à covid-19 tem sido notável e as medidas do BCE vêm evitando a fragmentação da zona do euro, afastando riscos nos mercados financeiros e estabilizando a economia. "Como resultado de nossas ações até o momento, estamos numa melhor posição de observar como se darão os desdobramentos", disse.

Panetta também garantiu que o BCE irá reagir a qualquer aperto significativo nas condições financeiras enquanto os efeitos negativos do coronavírus persistirem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação