Economia

Brasil alcança 100 mil antenas de telecom, e precisa de muito mais

O ritmo do licenciamento de antenas pelas prefeituras precisa ser acelerado, com a atualização de lei municipais e mudanças nos processos, dizem operadoras. Existem 4 mil pedidos parados

Correio Braziliense
postado em 01/07/2020 19:39
O ritmo do licenciamento de antenas pelas prefeituras precisa ser acelerado, com a atualização de lei municipais e mudanças nos processos, dizem operadoras. Existem 4 mil pedidos paradosO Brasil alcançou 100 mil antenas de telefonia e internet móvel em operação em todo o país, o que representa um crescimento de 6% desde maio de 2019, com a instalação de 5.612 novas antenas. O ritmo do licenciamento de antenas pelas prefeituras, no entanto, precisa ser acelerado para acompanhar a crescente demanda da população pelos serviços,segundo as operadoras representadas pelo SindiTelebrasil. A cada minuto, 33 novos chips de 4G são ativados no Brasil e o uso da internet tem sido cada vez mais essencial na vida dos brasileiros.  

Em grandes metrópoles brasileiras, existem mais de 4 mil pedidos de instalação de antenas apresentados pelas operadoras e aguardando licenciamento pelas prefeituras, que representam cerca de R$ 2 bilhões em investimentos. “O número de antenas, apesar do avanço expressivo, ainda está muito aquém da necessidade de cobertura no país para promover uma maior inclusão digital”, comentou Marcus Ferrari, presidente executivo do SindiTelebrasil.

Se os mais de 4 mil pedidos tivessem sido aprovados pelas prefeituras de grandes cidades, o ritmo de expansão seria praticamente o dobro. Mas uma série de legislações municipais antigas tem dificultado a expansão das redes, alertou a entidade. “Instalar antenas no Brasil, mesmo tendo investimentos disponíveis, não é tarefa fácil. Há mais de 300 leis municipais que dificultam e muitas vezes impedem a instalação dessa infraestrutura”, disse Ferrari, lembrando que, em algumas cidades, o licenciamento leva até dois anos para sair.

Alguns municípios, no entanto, já reconheceram a importância da conectividade para a expansão da economia e modernizaram suas leis, como é o caso de Porto Alegre. Mais recentemente, a capital gaúcha implantou licenciamento de antenas 100% digital, dando ainda mais agilidade aos processos. 

Redes 4G


Saiba Mais

Apesar das dificuldades em alguns municípios, nas cidades onde a expansão é possível, está ocorrendo. Das antenas instaladas nos últimos 12 meses, o maior avanço se deu na tecnologia 4G, com a instalação das redes em 477 novos municípios, no período de 12 meses. As redes de 4G estão operando em 4.950 municípios, onde moram 97,3% da população brasileira. 

De acordo com levantamento do SindiTelebrasil, no país, foram ativados 17,3 milhões novos chips 4G em 12 meses, o que representa um crescimento de 12% no período entre maio de 2019 a abril de 2020. Ao todo, 157,2 milhões de chips 4G estão em operação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags