Publicidade

Correio Braziliense

O papel dos bancos na economia brasileira é tema de debate hoje no Correio

Participam do evento os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia; do Banco Central, Roberto Campos Neto; e da Febraban, Isaac Sidney Ferreira, além do líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO)


postado em 02/07/2020 06:00 / atualizado em 02/07/2020 10:14

(foto: -)
(foto: -)
A importância do sistema financeiro para que o país consiga atravessar a pandemia da covid-19 e retome o crescimento econômico estará em debate hoje, a partir das 15h, em webinar promovido pelo Correio. O Correio Talks será transmitido, integralmente, por meio do site www.correiobraziliense.com.br/correiotalks e pelas redes sociais do jornal. Os interessados poderão encaminhar perguntas aos convidados.

Participam do evento os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia; do Banco Central, Roberto Campos Neto; e da Febraban, Isaac Sidney Ferreira, além do líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

Apesar dos esforços feitos pelos bancos para que o crédito chegue a quem precisa, as queixas são muitas, sobretudo por parte das pequenas e médias empresas, que reclamam do excesso de burocracia e de exigências. As instituições, por sua vez, ressaltam que é preciso garantias firmes de que não serão vítimas da inadimplência.

Também há muitas reclamações em relação às linhas de socorro ao setor produtivo. Na visão de especialistas, é preciso que a equipe econômica desate nós para que os empréstimos sejam liberados e consigam salvar empresas e empregos. 

Além disso, há projetos em tramitação no Congresso prevendo medidas como tabelamento de juros e suspensão de parcelas de empréstimos. Especialistas avaliam que, embora pareçam facilitar a vida de empresas e consumidores,  essas medidas fragilizam o sistema financeiro, prejudicando a retomada do crescimento.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade