Economia

Correio Talks: Retomada econômica já começou, diz presidente do BC

Campos Neto acredita que a retomada dessa crise será mais rápida que as demais. Mas admitiu, no Correio Talks, que o problema do crédito das MPEs continua

Correio Braziliense
postado em 02/07/2020 16:10
Campos Neto acredita que a retomada dessa crise será mais rápida que as demais. Mas admitiu, no Correio Talks, que o problema do crédito das MPEs continuaOs indicadores econômicos coletados pelo governo já apontam para o início da recuperação da crise causada pelo novo coronavírus. Foi o que revelou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, em webinar promovido pelo Correio nesta quinta-feira (02/07). Ele também admitiu, contudo, que ainda é preciso melhorar o acesso ao crédito das pequenas e médias empresas e garantiu que o BC está trabalhando sentido.

"Parece que iniciamos uma recuperação. Um movimento inicial em V", declarou Roberto Campos Neto, no Correio Talks que discutiu a importância do sistema financeiro na pandemia da covid-19. O presidente do Banco Central explicou que a economia brasileira bateu no fundo do poço em abril, o mês mais intenso do isolamento social no Brasil, mas já começou a ensaiar uma retomada em maio e acelerou esse processo de recuperação em junho. "Pelos dados em tempo real, começamos a ver uma melhora em junho", contou.

Ele contou ainda que essa recuperação começou de forma acelerada. E disse que, mesmo que essa velocidade de recuperação suavize um pouco nas próximas semanas, a expectativa é que a retomada dessa crise ocorra de forma bem mais rápida do que ocorreu na crise de 2008. "O auxílio emergencial provocou uma recomposição de massa salarial bastante grande. Tem um consumo represado que ainda vai entrar na economia e isso gera um otimismo a mais. E tem muitos programas de crédito que vão entrar em vigor agora", comentou Campos Neto. 

Sobre crédito, por sinal, o presidente do Banco Central admitiu que este é o ponto do programa federal de enfrentamento ao coronavírus que ainda carece de um aperfeiçoamento. Ele explicou que, no geral a concessão de crédito apresentou um crescimento forte, de mais de 10% durante a crise do novo coronavírus. E admitiu que, ainda assim há um sentimento de escassez de crédito por parte das micro e pequenas empresas, porque a demanda de crédito cresceu ainda mais. "Esta foi uma situação extraordinária que gerou uma demanda de crédito extraordinária que o sistema não consegue atender nem crescendo 14%, 15%, 16%", alegou.

Ainda assim, Campos Neto lembrou que o BC está trabalhando em medidas de direcionamento de crédito que buscam levar esses recursos para quem mais precisa no momento: as micro e pequenas empresas brasileiras, que registraram uma forte queda de faturamento, mas não conseguiram se financiar nos bancos no início da pandemia de covid-19 pela falta de garantias. A expectativa do BC é, portanto, que essas medidas comecem a surtir feito nas próximas semanas.

"A oferta de crédito tem crescido a dois dígitos em relação a 2019, que foi um ano forte de crescimento.  E o custo caiu. [...] Mas, se perguntar se estamos contentes, a resposta provavelmente é não. Começamos a ver nas últimas duas semanas o volume caindo na ponta. E o crédito precisa chegar melhor às pequenas e médias empresas. Por isso, fizemos novas medidas. As medidas têm um potencial acima de R$ 200 bilhões de liquidez e são para as pequenas e médias empresas", lembrou Campos Neto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags