Economia

Petrobras corta 22% da folha

Correio Braziliense
postado em 04/07/2020 04:13
Plataforma da Petrobras: com os programas de desligamento voluntário, estatal pretende economizar R$ 18 bilhões até 2025

A Petrobras pretende cortar 22% do quadro de funcionários por meio de programas de desligamento voluntário (PDVs) e do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), voltado aos empregados que têm condições de se aposentar até 31 de dezembro de 2023.

Em comunicado, a companhia informou que as medidas são “parte das ações de resiliência, com objetivo de maximizar a geração de valor para os acionistas”. Desde 2019, a Petrobras já implementou três programas de desligamento voluntário, que tiveram, até agora, a adesão de 10.082 empregados.

A estatal estima obter uma redução de custo de pessoal de R$ 18 bilhões até 2025. O impacto esperado no caixa da companhia não será imediato, mas diluído ao longo dos próximos três anos. Isso porque, no PDV 2019, existem categorias com saída prevista em até 24 meses.

“Os programas de desligamento voluntário foram elaborados com a preocupação principal de respeitar o direito de livre escolha de nossos colaboradores. Desse modo, contribuindo para a redução permanente da estrutura de custos da companhia, o que nos ajuda a enfrentar com sucesso um cenário de preços mais baixos do petróleo no longo prazo”, disse, em nota, o presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco.

No comunicado distribuído ao mercado, a petroleira reforçou o compromisso com a transparência e a rentabilidade do negócio. “Essas medidas buscam a maximização de valor aos acionistas e estão alinhadas com os cinco  pilares estratégicos da companhia: (a) maximização do retorno sobre o capital empregado; (b) redução do custo do capital; (c) busca incessante por custos baixos; (d) meritocracia; (e) respeito às pessoas e ao meio ambiente e foco na segurança de suas operações”, diz a nota.

* Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo






Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags