Economia

Centralização é grande entrave para a estrutura portuária brasileira

A opinião é de José Tavares de Araújo Júnior, diretor do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes)

Correio Braziliense
postado em 06/07/2020 06:00
José Tavares, diretor do Cindes: A principal deficiência do sistema portuário brasileiro é a centralização da administração dos terminais e o que determina sua eficiência não é ser público ou privado, mas sua governança. A opinião é de José Tavares de Araújo Júnior, diretor do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes). “O sistema centralizado só existe no Brasil. Esse, talvez, seja o grande obstáculo. A gestão de um porto tem de ser regional ou local”, diz.

Segundo o especialista, um estudo do Cindes sobre governança compara a situação dos portos no Brasil com outros do resto do mundo. “Podemos encontrar terminais eficientes e ineficientes de todos os portes: estatais, como o de Roterdã (na Holanda); mistos, como os chineses; e privados, como os americanos”, elenca.

O quadro, contudo, é paradoxal, diz Araújo. “Por um lado, se nós examinarmos os indicadores quantitativos logo após a Lei dos Portos (de 1993) até 2018, o desempenho é extraordinário, sobretudo no boom das commodities. Não houve qualquer ponto de estrangulamento e caminhou à frente. Esse é um aspecto surpreendente”, ressalta.

“Por outro lado, os portos brasileiros estão sempre classificados como os piores do mundo. Esse paradoxo se deve ao fato de que a modernização tecnológica conseguiu suplantar os gargalos de infraestrutura”, argumenta. Os usuários considerarem os terminais ruins, segundo ele, tem a ver com o fenômeno que se iniciou em meados de século 19 e seguiu até a metade da década passada: a extorsão dos operadores portuários quando não têm concorrência.


Governança

“Esse problema foi resolvido em diversos países do mundo, da China à Colômbia, passando pelos países europeus. Há um traço comum a todos, que se chama governança dos portos”, esclarece. É preciso tirar os políticos da gestão, porque a origem da extorsão é o acesso, por parte deles, às rendas possíveis derivadas dos portos”, revela.

Segundo o diretor do Cindes, no Ministério da Infraestrutura, que, em tese, “é um dos mais conceituados do atual governo”, as informações foram atualizadas pela última vez em 2015. “Isso é um indicador da nossa calamidade. Quer privatizar, ótimo. Mas para que os portos sejam governados segundo os preceitos atuais”, defende.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags