Economia

MP de ajuda a aéreas é aprovada

Correio Braziliense
postado em 09/07/2020 04:17

A Câmara concluiu, ontem, a votação da Medida Provisória (MP) 925/2020, que trata de socorro a empresas aéreas e reembolso de passagens durante a pandemia do novo coronavírus. O governo enviou o texto em março, para ajudar a conter o prejuízo das empresas do setor. Antes de ir à sanção presidencial, a matéria ainda precisa ser avaliada pelo Senado.


Na votação dos destaques, que são sugestões de mudanças no texto-base, aprovado na terça-feira, os deputados alteraram um ponto controverso que havia sido incluído pelo relator, Arthur Maia (DEM-BA), sobre tarifas de conexão. O texto do relator obrigava o passageiro a pagar o custo de mudança de voo no aeroporto, em vez da empresa aérea. Por 380 votos a 82, o plenário discordou da proposta. A tarifa, portanto, continua sendo paga pelas companhias.


Em defesa da mudança, Arthur Maia argumentou que o modelo atual é “almoço grátis”, e que cobrar dos consumidores traria “mais transparência”. Segundo ele, hoje as empresas repassam o prejuízo ao consumidor, inserindo o valor da conexão no preço dos serviços. “O que vai acontecer? As empresas aéreas vão subir o preço das passagens e incluir o preço de conexão”, justificou.


Entre outros pontos, o texto aprovado permite que as companhias reembolsem em até 12 meses passagens canceladas entre 19 de março e 31 de dezembro de 2020. O valor será corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em vez de reembolso, a empresa poderá conceder crédito ao consumidor, de valor igual ou maior ao da passagem, para compra de produtos ou serviços em até 18 meses.


 Se o voo não for cancelado, mas o passageiro precisar desmarcá-lo, poderá ter que pagar multa, a depender do tipo de tarifa selecionada ao comprar a passagem. De acordo com o texto, o consumidor que “desistir de voo” entre 19 de março e 31 de dezembro “poderá optar por receber reembolso, sujeito ao pagamento de eventuais penalidades contratuais”. Não sofrerá sanção quem preferir obter crédito no lugar do reembolso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags