Economia

Prova de vida pelo celular

Correio Braziliense
postado em 11/07/2020 04:13

A prova de vida, exigida anualmente pelo INSS aos beneficiários, passará a ser feita de forma remota, pelo celular, garantiu o presidente do órgão, Leonardo Rolim. A partir de agosto, um projeto piloto pretende atender a 550 mil segurados de todo o país. O sistema fará o reconhecimento facial de quem tem carteira de habilitação ou título de eleitor digital. A proposta é usar a biometria no futuro. Na primeira etapa, serão testados os beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida, antes da crise sanitária, e não conseguiram.


Apesar dos protestos dos servidores, Rolim confirmou a reabertura física das agências do INSS para 3 de agosto. Todos os serviços serão previamente agendados. “Sem agendamento, não adianta ir às agências”, alertou Rolim, em entrevista ao Correio.


Começam, primeiramente, as atividades que não podem ser feitas remotamente, como perícia médica e a avaliação social. Nesse primeiro momento, apenas vão funcionar as agências que tiverem equipamentos de proteção individuais e coletivos. “Nossa preocupação sempre foi retornar com segurança, tanto para o cidadão, grande parte do grupo de risco, quanto para os servidores”, disse Rolim.


Apesar da assertiva do presidente do INSS, os servidores não estão dispostos a retornar, pois consideram ainda prematura a retomada das atividades, diante dos números diários ainda elevados de contaminação e mortes. “A questão não é uma data fixa, mas termos condições, no país e na autarquia, para retorno ao trabalho presencial. Penso que até 3 de agosto ainda não haverá esse cenário”, destacou Francisco Cardoso, presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags