Economia

"Impossível dizer quanto tempo vai durar", diz Guedes sobre pandemia

Na OCDE, o ministro justificou essa incerteza ao fato de que a decisão sobre o confinamento social foi delegada a estados e municípios no Brasil

Correio Braziliense
postado em 13/07/2020 14:01
Paulo GuedesO ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira (13/07) que é "impossível dizer quanto tempo vai durar" a pandemia do novo coronavírus. Isso porque o Brasil é um país continental, em que a decisão sobre a necessidade do isolamento social foi descentralizada para os estados e municípios.

"No Brasil, a decisão sobre o confinamento social foi descentralizada. Prefeitos e governadores que tomam a decisão de quando vão reabrir a economia novamente. [...] Esse processo descentralizado de decisão sobre o confinamento não permite avaliar quanto tempo dura ainda", disse Guedes, durante a Cúpula Ministerial sobre Inclusão Social da OCDE para a América Latina e o Caribe.

Discursando para chefes de estado de vários países latino-americanos e para a OCDE, o ministro da Economia afirmou que algumas regiões brasileiras já contam com imunidade de rebanho contra o novo coronavírus, mas também admitiu que em outras regiões a doença ainda está crescendo. Por isso, disse ser impossível dar uma previsão para o fim da pandemia de covid-19 no Brasil.

"Há estados em que o confinamento social foi limitado e a pandemia avançou rapidamente. Houve grande mortalidade e os sistemas de saúde foram pressionados, às vezes faltava atendimento. E agora são os estados onde a doença está caindo mais rapidamente. E nas cidades que foram mais cuidadosas, mantendo o confinamento social, a doença não avançou tão rapidamente, mas está demorando mais a se estabilizar. Está chegando no platô agora e vai ficar um bom tempo", afirmou.

Guedes garantiu, por sua vez, que o governo brasileiro está trabalhando para oferecer as condições de uma volta segura ao trabalho assim que o confinamento for sendo reduzido nos estados e nos municípios. Para isso, o ministro disse que o governo está trabalhando em programas de crédito, que vão oferecer o capital de giro necessário à retomada das atividades empresariais; e também em programas de assistência social e incentivo ao emprego.

Na OCDE, o ministro da Economia voltou a dizer que a ideia do governo de Jair Bolsonaro é unificar as políticas sociais do governo em um único programa. Batizado de Renda Brasil, o programa deve atender a população mais pobre com a renda básica e também os trabalhadores informais que hoje estão recebendo o auxílio emergencial de R$ 600. 

Saiba Mais

Para esses trabalhadores, segundo Guedes, devem ser oferecidos meios de formalização como treinamentos, microcrédito e um Imposto de Renda negativo. Além disso, o ministro tem prometido a redução dos encargos trabalhistas e dos tributos que incidem sobre a folha de pagamento para tentar ampliar a geração de empregos formais no pós-pandemia. "Nossa saída da crise prevê são só a melhoria da assistência social, mas também uma rampa de ascensão social em direção ao mercado formal", disse Guedes na OCDE.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags