Economia

Petrobras volta a ser elegível para receber investimentos da Noruega

Instituição KLP, que é o maior fundo de pensão da Noruega, declarou que o risco de corrupção na Petrobras foi "significativamente reduzido"

Correio Braziliense
postado em 13/07/2020 19:32
Instituição  KLP, que é o maior fundo de pensão da Noruega, declarou que o risco de corrupção na Petrobras foi A Petrobras voltou se ser elegível para receber investimentos do KLP, maior fundo de pensão da Noruega, com patrimônio total de R$430 bilhões. Em comunicado, o fundo destacou que a companhia fortaleceu significativamente sua governança nos últimos anos, de forma que o risco de corrupção na Petrobras foi “significativamente reduzido”. O fundo, que havia afastado a Petrobras de sua carteira de investimentos em 2014, também lembrou que todos os envolvidos em irregularidades na administração foram substituídos e que a companhia celebrou acordos com autoridades americanas.

A decisão do  KLP ocorre meses depois de outra instituição importante -- o Council on Ethics – The Norwegian Government Pension Fund Global -- retirar a Petrobras da lista de empresas sob observação, na qual a companhia havia sido incluída em janeiro de 2016, após os casos revelados pela Operação Lava-Jato. Em dezembro de 2019, o banco seguiu recomendação do Conselho de Ética do Fundo Soberano da Noruega, que reconheceu as medidas implementadas pela Petrobras no combate à corrupção. 

Na recomendação ao banco, o Conselho de Ética destaca a disposição da Petrobras em colaborar com as investigações e com a solução dos casos. Na ocasião, o Conselho de Ética salientou ainda que o Ministério Público Federal e o Supremo Tribunal Federal brasileiros definiram oficialmente a Petrobras como vítima no âmbito das investigações da Operação Lava-Jato.

A Petrobras, nos últimos anos, “vem implementando diversas medidas de conformidade, como a criação de um Canal de Denúncias independente e a realização de due diligence de Integridade, processo que avalia os mecanismos de combate à fraude e à corrupção das empresas com as quais a Petrobras faz negócios”. “A companhia também passou a aplicar o Background Check de Integridade (BCI), que se trata da checagem de integridade de todos os administradores, gestores e empregados que atuam em processos críticos”. 

“A Petrobras ainda colabora com as investigações da Operação Lava-Jato desde 2014 e atua como coautora do Ministério Público Federal e da União em 18 ações de improbidade administrativa em andamento, além de ser assistente de acusação em 70 ações penais. Mais de R$ 4,5 bilhões já foram ressarcidos pelas autoridades brasileiras aos cofres da companhia.”

“Atualmente, a Petrobras trabalha fortemente com a disseminação da cultura de integridade entre seus colaboradores, na mesma linha das melhores práticas que vêm sendo adotadas pelas maiores empresas do mundo que alcançaram índices de qualidade e excelência na prevenção da fraude e da corrupção.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags