Economia

Gustavo Loyola: dilema de distanciamento e retomada da economia não existe

Ex-presidente do Banco Central critica a polarização de ideias e lembra que, se não houver o controle da doença, a economia não vai crescer

Correio Braziliense
postado em 14/07/2020 15:02
Gustavo LoyolaEm um ambiente cada vez mais polarizado em meio à recessão provocada pela pandemia de covid-19 não contribui para a informação e para a retomada da economia, na avaliação ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola.

“O dilema entre distanciamento e retomada da economia não existe. Todo mundo sabe que a economia só vai se recuperar se a doença for vencida”, pontuou o economista, nesta terça-feira (14/07), durante a apresentação da iniciativa Convergência pelo Brasil.

Loyola integra o grupo de 17 ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central que assinaram uma carta aberta à sociedade defendendo medidas para a retomada da economia que tenham como prioridade a preservação ambiental. Integram a lista os ex-ministros Alexandre Tombini, Armínio Fraga, Eduardo Guardia, Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Krause, Henrique Meirelles, Ilan Goldfajn, Joaquim Levy, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Maílson da Nóbrega, Marcílio Marques Moreira, Nelson Barbosa, Pedro Malan, Pérsio Arida, Rubens Ricupero e Zélia Cardoso de Mello. A iniciativa tem o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e do Instituto O Mundo Que Queremos.


Investimento responsável


O ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn reforçou que a entrada do investimento no país dependerá dessa agenda ambiental mais comprometida. Segundo ele, as questões ambientais estão interligadas no mundo e no Brasil e, por conta disso, o país precisa ter uma agenda mais focada em “investimento responsável” para garantir crescimento da economia de curto e médio prazos. 

“A imagem do Brasil está relacionada a esse tema ambiental e vai afetar o investimento a longo prazo”, alertou. Segundo ele, a preocupação com governança e meio ambiente não estão mais independentes da forma como os investimentos são feitos. Não à toa, ele lembrou das cobranças de investidores europeus exigindo o comprometimento do governo na proteção do meio ambiente e o compromisso de redução do desmatamento, que vem batendo recordes.

Economistas reforçaram a preocupação com a deterioração da imagem do país no exterior durante a entrevista. A ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, que mora em Nova York, contou que a imagem do Brasil lá fora tem piorado muito pela falta de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental. 

Saiba Mais

“Em geral, a resposta que o governo está dando tanto na questão ambiental quanto em outras, deixa muito a desejar”, afirmou Zélia, que até hoje é lembrada como a ministra que confiscou a poupança dos brasileiros no início dos anos 1990. Ela disse que não tem acompanhado de perto, mas as notícias que chegam nos Estados Unidos sobre o Brasil não são boas, especialmente, pelo fato de o presidente e integrantes do governo tomarem decisões no combate à covid-19 que e na preservação ambiental não estão baseadas na ciência. “É preciso tomar consciência da gravidade da situação e vamos ter que esperar que aconteça alguma atitude positiva”, acrescentou. Para a economista, se o atual governo não tiver essa preocupação, o brasileiro precisará demonstrar isso no voto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags