Economia

Indicador do Ipea mostra aceleração inflacionária em junho

Apesar da aceleração ter pressionado todos os segmentos de renda, a alta foi maior para famílias mais pobres

Fernanda Strickland*
postado em 14/07/2020 15:08
Inflação por Faixa de RendaO Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta terça-feira (14/7), o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda do mês de junho. Apesar da aceleração inflacionária ter pressionado todos os segmentos de renda, a alta foi maior para famílias mais pobres (%2b0,32%) do que para as famílias mais ricas (0,21%). Os alimentos pesaram no bolso de todos: responderam por 24% da inflação dos mais ricos e por 34% daqueles com menor poder aquisitivo, com destaque para o reajuste de 3,5% nos cereais, 1,2% nas carnes e 1,7% nos leites e derivados.

No caso das famílias com maior poder aquisitivo, porém, o impacto foi parcialmente anulado pelas quedas de 26% nos preços das passagens aéreas e de 14% no transporte por aplicativo. O reajuste de 3,4% no preço dos combustíveis impactou a inflação dos transportes para todas as classes de renda. 

Saiba Mais

Os artigos de residência foram outro item mais expressivo para as famílias mais pobres, com reajuste de 1,3% em junho. Os subgrupos com maiores aumentos foram aparelhos eletroeletrônicos (3,3%) e consertos e manutenção (1,2%), repercutindo o aumento da demanda de bens e serviços impulsionados pela pandemia de covid-19. No preço dos consertos de bicicleta o reajuste foi de 2,1%, que indica que pode ter havido maior uso desse meio de transporte, tanto para evitar aglomerações quanto como instrumento de trabalho para entregadores. 

O acumulado em doze meses (julho de 2019 a junho de 2020) mostra uma aceleração nas curvas de inflação para todos os segmentos de renda, mas o percentual foi maior para as famílias com renda mais baixa (2,8%) do que para as famílias mais ricas (1,6%).  Da mesma forma, a análise do acumulado do ano (de janeiro a junho de 2020) mostra que a inflação segue mais amena para as famílias com maior poder aquisitivo (-0,24%) em comparação com as famílias de renda mais baixa (0,8%).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags