Economia

Justiça derruba decisão que obrigava plano de saúde a cobrir exame de covid

Decisão entrou em vigor em 29 de junho, após publicação no Diário Oficial. Associação que representa consumidores diz que vai recorrer

Correio Braziliense
postado em 14/07/2020 17:30
Exame de covid-19A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) conseguiu na Justiça a derrubada da liminar que obrigava os planos de saúde a cobrirem o teste de sorologia para a detecção do novo coronavírus. Desde 29 de junho as prestadoras incluíram ao rol de serviços obrigatórios os exames laboratoriais e pesquisas de anticorpos IgA, IgC ou IgM nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente tivesse algum dos sintomas da doença. 

Para atender à determinação judicial, a ANS havia publicado, de forma extraordinária, uma resolução normativa para incluir o procedimento. Outros seis serviços, incluíndo o fornecimento dos testes moleculares (RT-PCR), já faziam parte das obrigações dos planos de saúde. A resolução veio após a Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), de Pernambuco, obter uma liminar na Justiça Federal.
 

Saiba Mais

A Aduseps informou que pretende recorrer da decisão. "A ANS não considera o exame importante, pois as operadoras que devem pagar pelo procedimento. Enquanto isso, a Anvisa autoriza a vender os testes sorológicos em farmácia", criticou Renê Patriota, coordenadora executiva da entidade.
 
Procurada pela reportagem, A ANS não se pronunciou sobre a decisão judicial. 
 

Reunião

Na segunda-feira (13/7), representantes da ANS, da Aduseps e de outras entidades participaram de uma reunião técnica virtual para discutir o tema. Na ocasião, o diretor da ANS, Rogério Scarabel, afirmou que a agência já vinha debatendo a possibilidade de incluir os testes no rol de exames obrigatórios.
 
"Já vínhamos fazendo essa análise e entendemos ser necessário prosseguir com as discussões e estudos, reunindo as instituições que fazem parte do setor para ouvi-las sobre o tema, ampliando esse debate. Dessa forma, procuramos ter mais clareza sobre a incorporação e garantir segurança aos pacientes, a fim de que se possa alcançar o melhor resultado possível para os beneficiários de planos de saúde", disse.
 
A Aduseps, por sua vez, defendeu a manutenção da obrigatoriedade. "Foi uma conquista única, de impacto bastante positivo para os consumidores, que tiveram a ampliação dos seus direitos através da inclusão da cobertura desses exames pelos seus planos", avaliou coordenadora jurídica, Karla Guerra.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags